Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4154
Title: Percepções das contribuições das empresas juniores para desenvolvimento das competências necessárias à formação de engenheiros
Authors: Venâncio, Kevin Leite
Keywords: Competências; Movimento Empresa Junior; Formação de engenheiros; Empreendedores; Carreiras
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: VENÂNCIO, Kevin Leite. Percepções das contribuições das empresas juniores para desenvolvimento das competências necessárias à formação de engenheiros. 2017. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil), Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: As Empresas Juniores buscam proporcionar aos seus membros oportunidades de vivenciar o mercado de trabalho em caráter de formação profissional para o exercício da sua futura profissão, aperfeiçoando, assim, o processo de formação dos seus profissionais. Ao decorrer de sua carreira no Movimento Empresa Júnior, são desenvolvidas nos, empresários júniores, as competências técnicas em engenharia - conforme estabelecidas pelo Ministério da Educação - e em empreendedorismo. Esse estudo buscou identificar quais são as competências mais desenvolvidas pelos graduandos, de acordo com suas percepções, durante seu período de atuação na empresa júnior. Classificou-se as competências nas três esferas das competências (saber, saber fazer e executar) a fim de compreender seus desenvolvimentos nas empresas juniores. Foi realizado levantamento por meio de questionário virtual acerca da vivência empresarial do público alvo e posterior análise da combinação das competências técnicas e empreendedoras com os fatores recepção no mercado formal, tempo de atuação e satisfação. De acordo com as percepções dos respondentes, as competências técnicas mais desenvolvidas foram as voltadas a realização de projetos e relações interpessoais, predominantemente das esferas do saber fazer e executar. Na ótica das competências empreendedoras, as mais desenvolvidas foram relacionadas a liderança, relacionamento interpessoal e busca por resultados. Notou-se que o desenvolvimento dessas categorias de competências e o tempo de atuação nas empresas juniores são fatores relevantes na contratação de empresários juniores.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4154
Other Identifiers: 2012937599
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
percepcoes-juniores-competencia-Venancio-Artigo.pdfTCC-2017.11.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons