Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4111
Title: A mulher na reforma agrária: um estudo sobre as contribuições do Curso de Especialização em Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial para a atuação de mulheres assentadas rurais no Rio Grande do Norte
Authors: Araújo, Nakita de
Keywords: Educação no Campo;PRONERA;Reforma agrária;Mulher;Assentamento rural
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAÚJO, Nakita de. A mulher na reforma agrária: um estudo sobre as contribuições do Curso de Especialização em Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial para a atuação de mulheres assentadas rurais no Rio Grande do Norte. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O presente trabalho avalia as contribuições do Curso de Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial desenvolvido pela parceria PRONERA/UFRN/OASIS, para a atuação das mulheres em assentamentos rurais do Rio Grande do Norte. Para tanto descreveu a proposta pedagógica do Curso de Especialização em Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial e seu processo de operacionalização; traçou o perfil das mulheres assentadas rurais egressas do Curso de Curso de Especialização em Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial; verificou a perspectiva dessas mulheres sobre as habilidades e competências adquiridas durante a formação acadêmica realizada; identificou as atividades desempenhadas pelas egressas do Curso antes e depois do processo educativo, em prol do desenvolvimento das áreas de reforma agrária; e por fim apresentou a percepção das assentadas rurais sobre a aplicabilidade dos conhecimentos profissionais adquiridos nas atividades mapeadas. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descrita com abordagem qualitativa, que empregou a entrevista como técnica de coleta de dados junto às egressas do Curso investigado. Como resultado, verificou-se que o Curso contribuiu para a ampliação e melhoria no nível de atuação das mulheres nas áreas de reforma agrária, especificamente em assentamentos rurais do Rio Grande do Norte. O curso de especialização permitiu ainda o desenvolvimento de habilidades e competências requeridas pelo PRONERA, de forma que apresenta perspectivas de promover um processo de transformação social por meio da educação do e no campo. Além disso, o curso ampliou as possibilidades de uma atuação mais protagonista da mulher assentada rural e quilombola nas comunidades em que residem.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4111
Other Identifiers: 2013007817
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NakitaA_Monografia.pdfAdministração 1.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.