Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4106
Title: Turismo rural em áreas de reforma agrária: o que dizem os assentados rurais do Projeto de Assentamento Santa Maria Agrovila Moleque, Afonso Bezerra-RN?
Authors: Brito, Jardeson Rodrigues de
Keywords: Turismo Rural;Agricultura Familiar;Assentamentos rurais;PA Santa Maria Agrovila Moleque;Afonso Bezerra
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BRITO, Jardeson Rodrigues de. Turismo rural em áreas de reforma agrária: o que dizem os assentados rurais do Projeto de Assentamento Santa Maria Agrovila Moleque, Afonso Bezerra-RN?. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Essa monografia avalia as perspectivas para o desenvolvimento do turismo rural no Projeto de Assentamento Santa Maria Agrovila Moleque do município de Afonso Bezerra-RN sob a ótica dos assentados rurais. Para tanto, traçou perfil dos assentados rurais; avaliou a infraestrutura e os recursos do assentamento na perspectiva dos assentados rurais; verificou a percepção dos assentados rurais sobre a inserção do turismo no assentamento; mensurou o grau de aceitação da presença de turistas pelos assentados rurais; e por fim sugeriu com base nas avaliações realizadas ações a serem desenvolvidas para o desenvolvimento do turismo rural no assentamento. Trata-se um estudo descritivo-exploratório, de natureza quali-quantitativa que adotou como estratégias de pesquisa o estudo de caso e o levantamento (Survey) por meio da aplicação de formulários com os assentados rurais residentes no PA Santa Maria Agrovila Moleque. De acordo com a pesquisa realizada, pode-se concluir que o Projeto de Assentamento Santa Maria Agrovila Moleque possui perspectivas contundentes para o desenvolvimento do Turismo Rural considerando a existência de recursos naturais e culturais que podem ser aproveitados pela atividade turística, bem como de ricas experiências rurais que podem ser vivenciadas pelo turista e/ou visitante. No entanto, mesmo diante de um cenário promissor fica evidente a necessidade de desenvolver um conjunto de ações estratégicas direcionadas tanto para a melhoria da infraestrutura básica, criação de equipamentos turísticos e de estruturação da oferta turística do assentamento, como também ações de gestão e planejamento turístico.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4106
Other Identifiers: 2012908603
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TurismoRural_Brito_2016Administração3.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.