Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4090
Title: Estudo sobre indicadores de desempenho utilizados nos processos licitatórios na modalidade pregão em sua forma presencial e eletrônica na seccional da Justiça Federal em Natal/RN
Authors: Silva, Fernando Henrique da
Keywords: Administração Pública;Pregão eletrônico;Pregão presencial;Licitação;Indicadores de desempenho
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Fernando Henrique da. Estudo sobre indicadores de desempenho utilizados nos processos licitatórios na modalidade pregão em sua forma presencial e eletrônica na seccional da Justiça Federal em Natal/RN. 2016. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O trabalho tem o intuito de apresentar uma síntese dos processos licitatórios na modalidade pregão no âmbito da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, através da aplicação de indicadores de desempenho objetivando avaliar a eficiência na elaboração dos certames na unidade Natal. Para tanto, elaborou-se um estudo de caso quantitativo e qualitativo de abordagem exploratório-descritivo e, adicionalmente, foi realizada ampla revisão sobre administração pública, licitações e indicadores de desempenho com os aspectos básicos e procedimentos necessários para o certame. A amostra utilizou como fontes documentais 6 pregões presencias e 43 pregões eletrônicos realizados no ano de 2014 e 60 pregões eletrônicos realizados no ano de 2015. Os dados foram compilados através de planilhas e configurados para apresentar média, porcentagem e frequência e analisados através dos indicadores de lead time, saving e concorrência. A análise dos dados evidenciou maior tendência à escolha pela modalidade de pregão na forma eletrônica, pois esta apresenta em seu procedimento maiores possibilidades de negociação, além de não restringir a participação das empresas, já que, por ser eletrônico, pode ser acessado de qualquer lugar e confere maior eficiência e transparência ao processo.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4090
Other Identifiers: 2013002605
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudoSobreIndicadores_Silva_2016.pdfAdministração659.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.