Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4043
Title: O princípio da publicidade aplicado na transparência dos atos licitatórios: um estudo de caso no Ministério Público do Rio Grande do Norte
Authors: Silva, Wanuza Kaliana dos Santos
Keywords: Licitação;Princípio da publicidade;Transparência;Administração pública;Tecnologia
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Wanuza Kaliana dos Santos. O princípio da publicidade aplicado na transparência dos atos licitatórios: um estudo de caso no Ministério Público do Rio Grande do Norte. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Esta monografia aborda a temática do princípio da publicidade na administração pública, a qual sempre foi alvo de desconfiança da população, que em tempos atuais passaram a cobrar maior transparência em seus processos, principalmente quando se faz uso de verba pública. O avanço da tecnologia tem possibilitado maior acesso a informações, e por isso alguns princípios exigidos ao gestor público foram adequados aos meios eletrônicos. O objetivo geral deste trabalho é analisar procedimentos licitatórios no setor de licitação do Ministério Público Estadual do Rio Grande do Norte, a fim de verificar se o princípio da publicidade acontece de fato e como estas informações estão disponíveis aos cidadãos. A metodologia utilizada para pesquisa foi através de observação direta e entrevista estruturada, voltada aos setores responsáveis por compras e licitações. A pesquisa levantou a quantidade de processos homologados no período da pesquisa, suas modalidades, as datas de publicação e abertura e quais os meios em que foram disponibilizados. Deixando claro que o órgão pesquisado atende ao princípio em questão, muitas das vezes com prazos maiores do que o exigido por lei, utilizando-se de vários meios para a divulgação de forma transparente e acessível. Foi possível observar que vários são os meios utilizados para prestar contas com a sociedade, que por direito devem ter esse acesso as informações que referem-se a administração pública.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4043
Other Identifiers: 2011032614
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WanuzaKSS_Monografia.pdfAdministração 479 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.