Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4018
Title: Qualidade de vida no trabalho: análise dos impactos dos resultados do Qualivita, CCSA da UFRN, na vida profissional e pessoal dos participantes
Authors: Lima, Angela Maria da Silva
Keywords: Qualidade de vida;Trabalho;Qualivita;CCSA
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, Angela Maria da Silva. Qualidade de vida no trabalho: análise dos impactos dos resultados do Qualivita, CCSA da UFRN, na vida profissional e pessoal dos participantes. 2015. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Este estudo teve como objetivo avaliar os resultados do programa de qualidade de vida no trabalho do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN. A partir dos resultados obtidos, propor ações para a melhoria do programa oferecido no centro. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso, cujos dados foram coletados através da aplicação de um questionário contendo questões abertas, fechadas e de múltipla escolha. Foi aplicado com treze participantes do programa e que atuam no CCSA em cargos técnicos administrativos, docência, e também terceirizados. Os dados das questões fechadas e de múltipla escolha do questionário foram tabulados em planilha Excel, enquanto as respostas às questões abertas foram tratadas pela técnica de análise de conteúdo. Os dados foram apresentados através de gráficos e tabelas e analisados à luz do referencial teórico evidenciado no desenvolvimento do trabalho. Os resultados do estudo revelam que houve uma melhora na qualidade de vida dos colaboradores, após começarem a participar do programa. Alguns entrevistados revelam que obtiveram melhora com relação a quadros de doenças que sofriam antes de participar do Qualivita. Entre os principais problemas do programa evidenciados podem ser destacados: a pouca divulgação; a falta de novas atividades no programa, como palestras motivacionais com foco no desenvolvimento da carreira, além de ações estipuladas no Qualivita que ainda não foram postas em prática. A partir do estudo foi possível verificar e concluir o quanto a implementação de um programa desse tipo pode mudar a qualidade de vida do trabalhador dentro e fora da organização, bem como o quanto a QVT depende do equilíbrio entre o trabalho e outras áreas da vida.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4018
Other Identifiers: 2011034305
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
QualidadeDeVida_Lima_2015Administração1.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.