Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3991
Title: O Legado da Copa 2014: análise dos convênios e financiamentos realizados pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte
Authors: Oliveira, Elissa Caroline Souza de
Keywords: Copa do Mundo de 2014;Segurança Pública;Contratos e Convênios
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Elissa Caroline Souza de. O Legado da Copa 2014: análise dos convênios e financiamentos realizados pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: O presente trabalho trata de um breve estudo sobre os convênios e contratos firmados pela Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Estado do Rio Grande do Norte para a realização da Copa do Mundo de 2014 em Natal/RN. O evento ocorreu no Brasil pela segunda vez. O campeonato contou com doze cidades-sede, na qual Natal esteve entre elas e recebeu quatro jogos da primeira fase. O estudo teve como objetivo principal analisar se os investimentos para a realização do evento deixaram benefícios para o Estado na área de Segurança Pública. A pesquisa do tipo descritiva se deu através dos dados retirados do SIAF (Sistema Integrado de Administração Financeira), Notas de Empenhos, Ordens Bancárias e Termos de Doações. Como também, um levantamento bibliográfico sobre o tema. Pode-se perceber que o Estado participou com a maior parte dos investimentos destinados ao evento. Além disso, o evento foi importante para a Segurança Pública, pois possibilitou aquisições de importantes e modernos equipamentos para as instituições que compõe a SESED, bem como capacitação para seus servidores. No entanto, como fator negativo, analisamos que devido a fatores burocráticos, os recursos repassados pela União não foram totalmente aproveitados, pois houve a restituição de R$ 1.033.559,32 por diversos motivos, entre eles o encerramento de prazo dos convênios e bloqueios judiciais.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3991
Other Identifiers: 2008004120
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LegadoDaCopa_Oliveira_2015.pdfCiências Contábeis316.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.