Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3983
Title: Gestão de custos para tomada de decisão: um estudo comparativo da utilização pelos hotéis de médio e grande portes da cidade de Natal/RN nos anos de 2002 e 2015
Authors: Oliveira Bisneto, João Jerônimo de
Keywords: Ambiente Gerencial;Hotelaria;Gestão de Custos
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA BISNETO, João Jerônimo de. Gestão de custos para tomada de decisão: um estudo comparativo da utilização pelos hotéis de médio e grande portes da cidade de Natal/RN nos anos de 2002 e 2015. 2015. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Esta pesquisa apresenta a evolução da utilização da gestão de custos no processo de tomada de decisão no setor hotelereiro de Natal no Rio Grande do Norte no período de 2002 a 2015, com recorte dos hotéis de médio e grande porte da cidade. Considerando o setor hoteleiro como de suma importância para a economia do estado, o presente estudo destaca o relevante papel que a gestão de custos pode assumir no ambiente gerencial, proporcionando a geração de informações para a tomada de decisão. O Objetivo do trabalho é identificar como a utilização da gestão de custos para a tomada de decisão nos hotéis de médio e grande porte de Natal no Rio Grande do Norte evoluiu no período de 2002 a 2015. Para o alcance desse objetivo, foi feita a análise de como os métodos de custeio são empregados na gestão para a tomada de decisão. Foi realizado um estudo descritivo com abordagem quantitativo- qualitativa, através do procedimento de levantamento ou survey. Os questionários, compostos por nove questões relacionadas ao tema em estudo, foram aplicados através de visitas, que ocorreram no mês de outubro, aos 48 hotéis que compõe a população, obtendo-se resposta de 33 destes. Observou-se uma preferência pelos métodos de custeio variável e ABC, em detrimento do custeio por absorção. Foi possível detectar a utilização de ferramentas contábeis, tais como centro de custos, margem de contribuição e sistema de informação gerencial. Verificou-se que os gestores reconhecem a importância das informações de custos. Conclui-se que a evolução dos números pode apontar para uma melhora no uso da gestão de custos para a tomada de decisão no âmbito dos hotéis pesquisados.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3983
Other Identifiers: 2011060833
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GestaoDeCustos_OliveiraBisneto_2015.pdfCiências Contábeis780.07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.