Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3980
Title: O planejamento estratégico e orçamentário como instrumento de captação de recursos no terceiro setor: um estudo nas entidades de Natal/RN.
Authors: Lima, Isabelle Iomagna Morais de
Keywords: Planejamento Estratégico;Orçamento;Terceiro Setor;Captação de recursos
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, Isabelle Iomagna Morais de. O planejamento estratégico e orçamentário como instrumento de captação de recursos no terceiro setor: um estudo nas entidades de Natal/RN. 2015. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: O terceiro setor tem um importante papel social, atuando onde o Estado não consegue sem obter lucros. As principais pesquisas na área associam constantemente a sobrevivência e fortalecimento desse setor ao bom uso de ferramentas gerenciais. Para esses estudos, a gestão é o maior desafio dessas entidades e destacam que uma melhoria da gestão acarretaria na efetividade da captação de recursos. Nesse sentido, a contabilidade gerencial desempenha um papel relevante já que possui instrumentos de planejamento e controle. Dessa forma, o presente estudo tem o objetivo de verificar o impacto da utilização do planejamento estratégico e orçamentário em entidades do terceiro setor para a captação de recursos financeiros. O trabalho, utilizou a metodologia de cunho descritivo, foi realizado um procedimento survey, com a aplicação de um questionário aplicado aos gestores das entidades do terceiro setor da cidade de Natal/RN, a abordagem da pesquisa é caracterizada como qualitativa, uma vez que as informações não podem ser mensuradas. A resposta obtida por meio dos questionários (amostra por conveniência), é descrita e analisada para verificar o impacto da utilização do orçamento e do planejamento estratégico para a captação de recursos. Foi verificado o perfil das entidades, o impacto do planejamento estratégico na comunicação com o público alvo, na identificação da necessidade do público-alvo, na motivação, no planejamento de ações e na execução de projetos. Não obstante, também foi verificado o impacto do orçamento na gestão financeira, na diminuição dos desperdícios, no conhecimento dos custos e na prestação de contas. Os resultados mostram que apenas 40% das entidades utilizam o planejamento estratégico, sendo que a esta ferramenta, tenha sido atribuída alto grau de importância, pelos respondentes, 30% afirmaram ser “extremamente necessário” e 70% “necessário”. Quanto à utilização do orçamento foi identificado que 30% das organizações não o utilizam, 10% utilizam na gestão de recursos, 20% fazem uso em alguns projetos e 40% em todos os projetos. Quanto ao impacto da utilização dessas ferramentas na captação de recursos, pôde-se observar que as entidades obtiveram melhoria.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3980
Other Identifiers: 2008003302
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PlanejamentoEstrategico_Lima_2015Ciências Contábeis464.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.