Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3978
Title: Demonstração do resultado do exercício: analise crítica sobre a evidenciação dos tributos sobre vendas e o CMV, apurados segundo as Normas Contábeis Brasileiras
Authors: Oliveira, Jessica Cavalcante
Keywords: Tributos recuperáveis;Evidenciação;Vendas líquidas;DRE
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Jessica Cavalcante. Demonstração do resultado do exercício: analise crítica sobre a evidenciação dos tributos sobre vendas e o CMV, apurados segundo as Normas Contábeis Brasileiras. 2015. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Este estudo analisa a forma de contabilização dos tributos recuperáveis e suas respectivas alocações nas demonstrações do resultado do exercício (DRE) das empresas de tributações Real, Presumido e Simples Nacional, além do valor determinado como custo de mercadoria vendida (CMV). O objetivo deste trabalho é comprovar que o modelo atual da DRE não é adequado para evidenciar o valor das vendas líquidas e, consequentemente, o CMV, que exibe valores distorcidos da realidade da entidade. O estudo foi desenvolvido com base em um esboço exemplificado no Manual de Contabilidade Societária, que relata ser o modelo apropriado para atendimento ao conceito de receita líquida e,concomitantemente, a venda líquida das empresas não condizem com o padrão utilizado hoje. O trabalho consiste em identificar os valores dos tributos recuperáveis, dos quais realmente representam o montante em que a entidade repassará para o Estado no formato em que se aplica atualmente, e consequentemente, demonstrando um protótipo mais compatível para forma de evidenciação da legítima situação da organização. Com base na pesquisa realizada, conclui- se que a DRE deverá exprimir-se ao modelo proposto, a qual exemplificará a quantia dos tributos realmente pagos pela mesma, além de demonstrar o saldo que verdadeiramente será alocado ao custo da mercadoria vendida.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3978
Other Identifiers: 2010015118
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DemonstracaoDoResultado_Oliveira_2015Ciências Contábeis322.28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.