Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3977
Title: Diagnóstico dos serviços ofertados à comunidade acadêmica obtido na auditoria operacional realizada pelo Tribunal de Contas da União em 2014 nas IFES do nordeste
Authors: Claudino, Lindinalva Emmanoella Gomes Monteiro
Keywords: Auditoria operacional;Instituições Federais de Ensino Superior;Serviços ofertados
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CLAUDINO, Lindinalva Emmanoella Gomes Monteiro. Diagnóstico dos serviços ofertados à comunidade acadêmica obtido na auditoria operacional realizada pelo Tribunal de Contas da União em 2014 nas IFES do nordeste. 2015. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Para o alcance de uma educação superior de qualidade para a sociedade brasileira é importante que a gestão pública seja capaz de gerir os seus recursos de forma apropriada. Em prol de uma gestão pública que alcance resultados e que seja transparente na utilização dos recursos públicos, é de extrema importância a atuação do controle externo exercido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que realiza auditorias operacionais, nas quais avalia sistematicamente a gestão pública sobre aspectos da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade. O objetivo geral desta pesquisa é elaborar um estudo comparativo dos serviços ofertados pela UFRN em relação aos serviços ofertados pelas IFES do nordeste, a partir dos resultados de cada instituição no diagnóstico elaborado na auditoria operacional realizada pelo TCU em 2014. A presente pesquisa se justifica por pretender contribuir com informações úteis para os gestores destas instituições, os quais podem tomar ciência de seus resultados e adotar medidas necessárias para aperfeiçoar o serviço prestado à comunidade usuária. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, estudo bibliográfico e documental, sua abordagem se caracteriza como qualitativa. O universo da pesquisa é constituído pelo conjunto é constituído pelo conjunto de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Brasil, e a amostra é formada pelas 10(dez) IFES do Brasil que foram fiscalizadas pela auditoria operacional realizada pelo TCU com objetivo de elaborar diagnóstico da situação dos serviços ofertados à comunidade acadêmica das Instituições federais no ano de 2014. Esta pesquisa identificou os aspectos adequados e inadequados que cada IFES apresentou na auditoria operacional, estabelecendo um percentual de desempenho para cada quesito sistematizado pela equipe de auditoria. Ao comparar o resultado final de todas as IFES integrantes da pesquisa, o estudo concluiu que a UFBA apresentou um melhor resultado percentual – 73% de situações adequadas – ocupando o primeiro lugar na análise da auditoria operacional. Logo em seguida está a UFRN, ocupando o segundo lugar de situações adequadas às normas, com um resultado percentual de 50%, ficando a UFAL em terceiro, com um resultado percentual de 41%, e a UFC em quarto e último lugar, com um percentual de 34% dentre as IFES fiscalizadas do nordeste.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3977
Other Identifiers: 2011031690
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiagnosticoDosServicos_Claudino_2015Ciências Contábeis1.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.