Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3962
Title: Concentração de α-tocoferol no Leite Colostro de Puérperas Adolescentes e Adultas
Authors: Medeiros, Wendjilla Fortunato de
Keywords: Vitamina E, Leite Humano, Lactação, Idade Materna, Adolescente
Issue Date: 26-May-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: Medeiros, Wendjilla Fortunato de. Concentração de α-tocoferol no Leite Colostro de Puérperas Adolescentes e Adultas. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Curso de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A Vitamina E é considerada o principal antioxidante não enzimático presente no corpo humano. Os recém-nascidos representam um grupo de risco para a deficiência dessa vitamina em virtude do estresse oxidativo do ambiente extrauterino, sendo fundamental o fornecimento adequado de vitamina E através do leite materno a fim de garantir a formação de reservas corporais. Este estudo é do tipo transversal e teve como objetivo avaliar a concentração de α-tocoferol no leite colostro de puérperas adolescentes e adultas atendidas em maternidades públicas de Natal/RN. Foram recrutadas 122 mulheres saudáveis, sendo divididas em dois grupos: grupo adolescentes, composto por puérperas de idade entre 10 e 19 anos (n=49), e grupo adultas, aquelas com idade acima de 19 anos (n=73), ambas atendidas para o parto na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e na Unidade Mista das Quintas (UMQ). A coleta de leite colostro foi realizada no pós-parto e em jejum materno, por expressão manual de única mama. O α-tocoferol no leite foi determinado por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). A concentração média de α-tocoferol no leite colostro no grupo adolescentes foi de 1.135,3 (526,8) μg/dL e no grupo adultas foi de 1.394,6 (702,4) μg/dL (p=0,03). As puérperas adolescentes apresentaram valores inferiores de α-tocoferol no leite colostro, demonstrando que a idade materna pode ser uma variável capaz de influenciar a concentração de vitamina E no leite materno. Assim, é importante realizar o monitoramento nutricional deste grupo no decorrer da lactação, para avaliar se valores baixos de α-tocoferol no leite materno podem provocar o desenvolvimento da deficiência de vitamina E no lactente.
Abstract: A Vitamina E é considerada o principal antioxidante não enzimático presente no corpo humano. Os recém-nascidos representam um grupo de risco para a deficiência dessa vitamina em virtude do estresse oxidativo do ambiente extrauterino, sendo fundamental o fornecimento adequado de vitamina E através do leite materno a fim de garantir a formação de reservas corporais. Este estudo é do tipo transversal e teve como objetivo avaliar a concentração de α-tocoferol no leite colostro de puérperas adolescentes e adultas atendidas em maternidades públicas de Natal/RN. Foram recrutadas 122 mulheres saudáveis, sendo divididas em dois grupos: grupo adolescentes, composto por puérperas de idade entre 10 e 19 anos (n=49), e grupo adultas, aquelas com idade acima de 19 anos (n=73), ambas atendidas para o parto na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e na Unidade Mista das Quintas (UMQ). A coleta de leite colostro foi realizada no pós-parto e em jejum materno, por expressão manual de única mama. O α-tocoferol no leite foi determinado por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). A concentração média de α-tocoferol no leite colostro no grupo adolescentes foi de 1.135,3 (526,8) μg/dL e no grupo adultas foi de 1.394,6 (702,4) μg/dL (p=0,03). As puérperas adolescentes apresentaram valores inferiores de α-tocoferol no leite colostro, demonstrando que a idade materna pode ser uma variável capaz de influenciar a concentração de vitamina E no leite materno. Assim, é importante realizar o monitoramento nutricional deste grupo no decorrer da lactação, para avaliar se valores baixos de α-tocoferol no leite materno podem provocar o desenvolvimento da deficiência de vitamina E no lactente.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3962
Other Identifiers: 2013038573
metadata.dc.description.embargo: 2019-01-01
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Concentraçãoaa-tocoferol_2017_Trabalho de Conclusão de CursoTexto Completo1,5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons