Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3958
Title: Sistema de informações de custos e acesso à informação: ação “fortalecimento da rede de saúde mental” do Programa Vida Saudável da Prefeitura de Natal
Authors: Fontes, José Isak de Oliveira
Keywords: Sistema de Informação de Custo.;Eficiência;Transparência;Acesso à informação.
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FONTES, José Isak de Oliveira. Sistema de informações de custos e acesso à informação: ação “fortalecimento da rede de saúde mental” do Programa Vida Saudável da prefeitura de Natal. 2015. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Um sistema de informação de custo capaz de mensurar o que foi realizado em um determinado programa e ação se torna essencial na Administração Pública. Permite gerenciar os recursos de maneira eficiente e, consequentemente, possibilita uma maior qualidade dos gastos públicos. Do mesmo modo, a transparência na gestão governamental é outro fator legalmente necessário ao integrar um conjunto de informações a serem expostas à sociedade. Neste aspecto, a Lei de Acesso à Informação consiste em um instrumento que auxilia na obtenção de dados do governo, em relação ao uso do dinheiro público e à forma como ele é aplicado. O objetivo geral enquanto uma investigação é verificar as condições do programa Vida Saudável e da ação Fortalecimento da Rede de Saúde Mental da prefeitura municipal de Natal/RN sob o aspecto de disponibilização, acesso, adequação e de compreensibilidade das informações da execução das ações governamentais orçamentárias e financeiras, visando suportar à mensuração, análise e evidenciação de seus custos e resultados. Os dados foram obtidos em sua maioria no sítio eletrônico do município bem como em seu portal da transparência, caracterizando esta como uma pesquisa qualitativa descritiva. Além disso, pode ser considerada como bibliográfica e documental por ser uma metodologia utilizada para dar embasamento teórico a este trabalho. Com base na pesquisa realizada, conclui-se que as informações disponibilizadas não estão integralmente incluídas nos meios de divulgação. O acesso a elas limita-se a problemas técnicos de visualização de dados. Além disso, o relatório de gestão anual do município de Natal/RN aplicados para aferir/avaliar a ação “Fortalecimento da Rede de Saúde Mental”, até onde a presente pesquisa alcançou quanto à disponibilidade de dados, não permitiu concluir sobre adequação a sua finalidade quanto à compreensibilidade das informações da execução das ações governamentais orçamentárias e financeiras, visando suportar à mensuração, análise e evidenciação de seus custos e resultados. A partir das análises feitas, limitada a amostra colhida, não se pode afirmar que as informações presentes, formatos, granularidade e quantidade, nos meios de divulgação apresentados são suficientes para respaldar na mensuração, análise e evidenciação dos custos da ação e seus resultados. O que se conseguiu de dados não foi suficiente para suportar um sistema capaz medir os custos dos programas e ações do município.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3958
Other Identifiers: 2011077287
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SistemaDeInformacoes_Fontes_2015Ciências Contábeis2.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.