Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3949
Title: Análise do desempenho empresarial da Petrobras: estudo com enfoque nos indicadores econômico - financeiros no período de 2006 a 2014
Authors: Alves, Jéssica Kallyne Gomes Dantas
Keywords: Indicadores econômico - financeiros.;Desempenho econômico;Petrobras
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ALVES, Jéssica Kallyne Gomes Dantas. Análise do desempenho empresarial da Petrobras: estudo com enfoque nos indicadores econômico - financeiros no período de 2006 a 2014. 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: O objetivo desse estudo é verificar o comportamento da empresa Petrobras com relação a seus indicadores econômico - financeiros, com base nos acontecimentos econômicos nos anos de 2006 a 2014, levando em consideração as Demonstrações Financeiras da empresa, de modo a analisar até que ponto a instabilidade do mercado interfere e explica os indicadores, onde verifica a sua capacidade em honrar compromissos, melhorar seu desempenho e mensurar sua liquidez. A escolha da empresa Petróleo Brasileiro S.A - Petrobras para o estudo justifica-se pela importância da empresa no país e no mundo. Os acontecimentos no mercado econômico - financeiro afetam de forma substancial o mercado petroleiro, modificando preços, taxas e juros. Em 2014, veio à tona o escândalo da Operação Lava Jato que investiga um grande esquema de lavagem e desvio de dinheiro que envolve a empresa Petrobras, empreiteiras e políticos. Em termos metodológicos a pesquisa se classifica, quanto aos objetivos como descritiva, quanto aos procedimentos como um estudo de caso, bibliográfica e documental, e quanto à abordagem do problema como quantitativa. Como resultados verificou que o comportamento de liquidez não foi constante nos anos de 2006 a 2014, período analisado. Principalmente em 2012 e 2014 onde apresentou prejuízo em razão da desvalorização cambial, defasagem de preços, queda na produção e lavagem de dinheiro o que impactou negativamente o seu resultado financeiro. O índice de endividamento não é regular, porém é composto em sua maioria por capital próprio do que capital de terceiros, porém a elevação do endividamento acontece no final de 2012 até 2014, concentrando suas dividas no longo prazo. Com relação à rentabilidade da empresa houve uma diminuição durante os períodos analisados, com ênfase para os 3° e 4° trimestre de 2014, no qual não obteve um bom desempenho financeiro devido a prejuízos da Operação Lava Jato.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3949
Other Identifiers: 2010014650
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseDoDesempenho_Alves_2015.pdfCiências Contábeis1.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.