Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3947
Title: Proposta de implantação de ferramentas gerenciais: contribuição para gestão empresarial e controle financeiro em uma empresa de eventos da cidade do Natal/RN
Authors: Araújo, Giselle Ayumi Mori de
Keywords: Ferramentas gerenciais;Empresa de eventos;Gestão empresarial
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAUJO, Giselle Ayumi Mori de. Proposta de implantação de ferramentas gerenciais: contribuição para gestão empresarial e controle financeiro em uma empresa de eventos da cidade do Natal/RN. 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo geral, apresentar uma proposta de implantantação de ferramentas gerenciais para a contribuição na gestão empresarial e no controle financeiro de uma empresa no segmento de eventos na cidade do Natal/RN. Por isso, investigou-se quais são as ferramentas gerenciais utilizadas e quais podem ser adotadas pelos administradores da empresa estudada. Para que esse objetivo fosse alcançado, foi realizada uma pesquisa descritiva, e o procedimento adotado foi um estudo de caso em uma empresa de eventos Portanto, utilizou-se como técnica de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada composta de 9 (nove) perguntas, ocasionando assim, a uma entrevista informal, coletando os dados diretamente dos sócios administradores da empresa analisada. Logo, com o desenvolvimento do estudo, torna-se claro o cumprimento do principal objetivo, qual seja, o conhecimento acadêmico sobre o tema, especialmente, sobre as ferramentas de Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado e Demonstração de Fluxo de Caixa, Ponto de equilíbrio, planejamento estratégico etc, através dos quais torna-se possível elaborar índices econômicos e índices financeiros que serão de grande utilidade na administração da empresa. Desse modo, permite-se a observância de novos horizontes, abrindo a possibilidade de novas pesquisas, sendo elas, mais aprofundadas ao que tange a aplicabilidade das ferramentas/técnicas de gestão empesarias. Portanto, em virtude da importância do tema desse trabalho, recomenda-se novos estudos mais específicos e detalhados, como por exemplo, a comparação entre as divergenciais das ferramentas gerenciais da contabilidade tradicional com a contabilidade moderna, bem como ampliação da abordagem da pesquisa quanto ao tipo da empresa estudada e, também, o estudo do aproveitamento de cada ferramenta nas empresas de serviço, já que praticamente todas as empresas se utilizam das ferramentas gerenciais nos modelos atuais de gestão.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3947
Other Identifiers: 2010014596
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PropostaDeImplantacao_Araujo_2015.pdfCiências Contábeis1.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.