Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3946
Title: A Copa do Mundo e a tributação: um estudo sobre o comportamento da arrecadação Tributária Brasileira com a Copa do Mundo de 2014
Authors: Medeiros, Gabriel Cardoso
Keywords: Copa do Mundo;Economia;Impacto;Arrecadação
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MEDEIROS, Gabriel Cardoso. A Copa do Mundo e a tributação: um estudo sobre o comportamento da arrecadação Tributária Brasileira com a Copa do Mundo de 2014. 2015. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: A indicação do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014 gerou bastante polêmica. Às vésperas da realização do evento e diante da crise político-econômica, surgiram inúmeros protestos pelo país contra a realização do evento. Os que defendiam, argumentavam que o acontecimento ajudaria a impulsionar a economia brasileira, enquanto alguns estudos apontavam o contrário. Esta pesquisa teve como objetivo verificar se a Copa do Mundo de 2014 proporcionou impacto positivo nas arrecadações tributárias dos Estados que a sediaram. Para isso foram coletados os valores arrecadados dos Estados da Federação que sediaram o Mundial e dos que não sediaram, nos meses de junho, julho e agosto, para os anos de 2011 a 2014. Foi feita uma comparação entre os que sediaram e os que não sediaram o evento ao longo do período estudo e, através da análise dos dados obtidos observou-se que não houve influência positiva nas arrecadações dos Estados sede.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3946
Other Identifiers: 2010015479
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CopaDoMundo_Medeiros_2015.pdfCiências Contábeis2.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.