Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3944
Title: Análise dos custos no processamento adicional de camarão: um estudo de caso numa indústria localizada no estado do Rio Grande do Norte
Authors: Silva, Erika Diuane Rodrigues da
Keywords: Custo conjunto;Processamento adicional;Camarão
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Erika Diuane Rodrigues da. Análise dos custos no processamento adicional de camarão: um estudo de caso numa indústria localizada no estado do Rio Grande do Norte. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Diante da vulnerabilidade e volatilidade do mercado, as empresas precisam cada vez mais reinventar modelos de gestão. Com isso, a contabilidade gerencial se torna uma grande aliada, para fornecer informações relevantes e necessárias, para tomada de decisão. Mensurar e avaliar custos são de extrema importância para análise de produtos rentáveis. Desta forma, traz-se como proposta uma avaliação do produto rentável, baseando-se na analise da receita adicional trazida pelo produto beneficiado em relação ao produto no ponto de separação.Diante disto o estudo teve como objetivo principal analisar o ganho de uma indústria de camarão, localizada no Estado do Rio Grande do Norte, através dasua venda no ponto de separaçãoe no processamento adicional. Terminada a fase da criação dos camarões nos viveiros, parte é vendida fresco (camarão in natura) e parte é destinada ao beneficiamento para sofrer processamento adicional, onde será transformado em três produtos: camarão inteiro congelado, camarão sem cabeça e filé. Porém, a análise foi entre os produtos Camarão in natura e Camarão inteiro congelado. A pesquisa se caracterizou como sendo descritiva, de cunho bibliográfico, estudo de caso e pesquisa documental, quanto à abordagem se classificou como sendo quantitativa. Para o desenvolvimento desta análise foi escolhido o produto no ponto de separação (in natura) e o produto inteiro congelado. Foram utilizados valores de custos, a quantidade produzida e o preço unitário de venda, fornecidos pela empresa, destes dois produtos, referente ao ano de 2014. Como resultado, constatou-se que é mais viável para a empresa a venda do camarão na forma in natura, já queo processamento adicional trouxe para ela um prejuízo de R$ 1.623.949,66.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3944
Other Identifiers: 2010015924
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseDosCustos_Silva_2015.pdfCiências Contábeis1.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.