Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3936
Title: A Contabilidade como ferramenta para análise de crédito à pessoa jurídica nas instituições financeiras e sua relação de inadimplência
Authors: Araújo, Gilson Soares de
Keywords: Contabilidade;Tomada de decisão;Análise de crédito;Pessoa Jurídica;Instituições financeiras
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAUJO, Gilson Soares de. A Contabilidade como ferramenta para análise de crédito à pessoa jurídica nas instituições financeiras e sua relação de inadimplência. 2015. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: O referido trabalho teve por objetivo analisar a contribuição da contabilidade como ferramenta na análise de crédito de pessoa jurídica nas instituições financeiras e sua relação de inadimplência. Sendo assim, especificamente, foi verificar a influência das informações contábeis nas tomadas de decisões dos gestores, bem como identificados os indicadores financeiros utilizados pelos bancos na análise de crédito de pessoa jurídica; e, também, o grau de inadimplência da pessoa jurídica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo junto a 03 instituições financeiras em Natal/RN, como também uma pesquisa descritiva. De posse da realização das pesquisas, verificou-se que a contabilidade tem um papel decisivo na tomada de decisão para a concessão de crédito nos três bancos pesquisados, sendo utilizados na análise das empresas que solicitam tal concessão, documentos como: balanço patrimonial, demonstrativo do resultado de exercício, demonstrativo dos fluxos de caixa, entre outros, analisando-se criteriosamente suas variáveis econômicas e financeiras, ou seja, a capacidade de honrar compromissos, para garantir a segurança e eficiência nas concessões de crédito. Sendo assim, constatou-se que as instituições financeiras, além de contarem com o total apoio da contabilidade, obedecem às normas estabelecidas na política de crédito, buscando-se atender a demanda do mercado através da utilização de técnicas atualizadas e bem monitoradas que amenizem o risco.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3936
Other Identifiers: 2011094608
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ContabilidadeComoFerramenta_.pdfCiências Contábeis912.4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.