Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3935
Title: Planejamento do negócio: fator para o sucesso de um empreendimento estudo de caso na GUÉU Comércio e Confecções Ltda
Authors: Pereira, Gabriela Cortês
Keywords: Empreendedor;Importância;Planejamento;Plano de negócio;Gestão
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PEREIRA, Gabriela Cortês. Planejamento do negócio: fator para o sucesso de um empreendimento estudo de caso na GUÉU Comércio e Confecções Ltda. 2015. 145f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: O plano de negócio é uma ferramenta de gestão que reúne informações preparadas de forma organizada sobre todos os aspectos do negócio. Permite o empreendedor, analisar as deficiências e potencialidades de sua ideia, além de prever os possíveis problemas e possibilitar uma visão mais ampla para enxergar a viabilidade de sua ideia de negócio. O plano de negócio não assegura o êxito do negócio, mas mostrará a direção a seguir, podendo ser um diferencial competitivo prévio na hora de iniciar, expandir e gerir seu negócio, ou ainda, ao lançar um produto e/ou serviço novo no mercado. Este trabalho enfoca a importância do planejamento como um dos fatores determinantes na criação e na gestão de um empreendimento. Quanto aos métodos aplicados no estudo, classifica-se no nível de pesquisa qualificativa; quanto à natureza, classifica-se aplicada; quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa explicativa; e, quanto aos meios de investigação, classifica-se como bibliográfica, documental e estudo de caso. Com o objetivo de verificar a importância do planejamento como fator para o sucesso, foi realizado um estudo de caso na empresa Guéu Comércio & Confecções Ltda. apresentando seu plano de negócio como ferramenta indispensável para abertura de seu empreendimento. Os dados do estudo foram coletados a fim de proporcionar uma análise sobre as fases introdutórias do empreendimento, além de representar uma situação real do que pode ser encontrado em materiais acadêmicos, o resultado do cruzamento da teoria com a prática, poderá servir como auxílio para os novos empreendedores. A fase exploratória e coleta de dados serviu para obtenção de informações e base de comparação entre os resultados projetados e realizados pela empresa nos primeiros anos de funcionamento. Com a aplicação das ferramentas da contabilidade gerencial, foi possível perceber que a empresa objeto do plano de negócios deste estudo, apresenta-se viável até os dias de hoje. Com a realização do trabalho, conclui-se que a implementação do plano de negócio na Guéu foi bem sucedida. Foi verificado ainda que a comparabilidade entre os resultados projetados e realizados possibilitou um acompanhamento periódico dos empreendedores com o plano. Cabe ressaltar que o planejamento foi importante como estratégia de negócios da empresa analisada, o Plano de Negócio elaborado inicialmente, além de ter sido uma ferramenta de estruturação, implementação e gestão de empreendimento, proporcionou conhecimento dos aspectos ambientais, técnicos, mercadológicos, jurídicos e organizacionais que orientou os seus empreendedores nas tomadas de decisões, diminuindo os riscos e transformando ideias em oportunidades.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3935
Other Identifiers: 200504871
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PlanejamentoDoNegocio_Pereira_2015Ciências Contábeis6.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.