Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3932
Title: Analise dos fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam a escolha e permanência no curso de Ciências Contábeis da UFRN
Authors: Nascimento, Emerson Felipe Cardoso do
Keywords: Satisfação;Herzberg;Motivação
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NASCIMENTO, Emerson Felipe Cardoso do. Analise dos fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam a escolha e permanência no curso de Ciências Contábeis da UFRN. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: A busca da educação superior no Brasil pode representar expectativas de mobilidade social. O objetivo é: analisar os fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam a escolha e permanecer no curso de contabilidade da UFRN. Aplicação do estudo teve como base os fundamentos da teoria dos dois fatores, esses fatores estão relacionados com o trabalho, mas foram adaptados ao ambiente acadêmico, a fim de capturar os determinantes da satisfação e retenção dos alunos em relação ao ensino superior. A motivação na situação escolar tem sido descrita como uma chave de aprendizagem. A população e composta de alunos do 1º ao 4º período dos dois turnos. No questionário foram discutidas as seguintes informações: sexo, idade, período de entrada na instituição e 27 questões que estão relacionadas com os fatores da doutrina de Herzberg. Os fatores motivacionais de maior importância no ingresso foram: Realização profissional, Melhoria Salarial/Ascensão Profissional, Credibilidade/Conceituação da Instituição de ensino, Mercado de trabalho com grande oferta de empregos, Preparação para concursos públicos ou outros processos seletivos e Remuneração satisfatória no desenvolvimento da profissão. Os fatores de motivação para permanecer no curso foram: Possibilidade de ser aluno da UFRN, Bons professores, aula dinâmica e sentimento de pertencer ao grupo, à família, a turma, a biblioteca e os professores. Os resultados sugerem que esses fatores motivacionais sobre os discentes são relevantes tanto para um conhecimento profundo dos estudantes para os professores como motivá-los, e para os administradores (coordenação) para melhorarem o curso com a ausência de certo fatores motivacionais de importância significativa (monitoria).
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3932
Other Identifiers: 2010014570
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EmersonFCN_Monografia.pdfCiências Contábeis 1.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.