Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3930
Title: Planejamento Tributário como ferramenta gerencial para tomada de decisão: um estudo de multicasos em clínicas médicas localizadas em NATAL/RN
Authors: Delgado, Diana Paula Nerino
Keywords: Contabilidade Gerencial;Planejamento tributário;Clínicas médicas
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: DELGADO, Diana Paula Nerino. Planejamento Tributário como ferramenta gerencial para tomada de decisão: um estudo de multicasos em clínicas médicas localizadas em NATAL/RN. 2015. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: O presente estudo tem como objetivo primordial apresentar a importância do planejamento tributário como ferramenta da Contabilidade Gerencial, por meio de uma análise comparativa entre os regimes de tributação: Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional, aplicados a quatro clínicas médicas (enquadradas como Microempresas Empresas de Pequeno Porte) atuantes no município de Natal/RN. Com a alta carga tributária, novos enquadramentos tributários e a necessidade de uma contabilidade cada vez mais globalizada, torna-se necessário estudar formas de obter economia tributária prezando, concomitantemente, pela manutenção da empresa num alto nível de competitividade. A pesquisa teve como base o exercício social de 2014, e fundamentou-se num arcabouço teórico relativo às modalidades de tributação aplicáveis a instituições do segmento em questão. Com o embasamento da referida pesquisa bibliográfica, realizou-se aqui, a partir de uma análise documental dos demonstrativos contábeis fornecidos pelo escritório responsável pela contabilidade das clínicas escolhidas, um estudo de multicasos, abordando de forma quantitativa, porém, com enfoque qualitativo a problemática de qual seria melhor opção de tributação (a menos onerosa) para clínicas médicas localizadas no município de Natal/RN. Mediante os resultados obtidos através de uma análise comparativa entre as três modalidades de tributação possíveis, observou-se que o Lucro Presumido é a forma menos onerosa para todas as empresas estudadas. Destarte, este estudo apresenta a importância usual do planejamento tributário mediante as decisões gerenciais presentes no dia-a-dia de qualquer instituição organizacional.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3930
Other Identifiers: 2011061026
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DianaPND_Monografia.pdfCiências Contábeis 1,17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.