Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3928
Title: Mensuração e análise de custo em uma indústria de bonés localizada no município de Nova Cruz/RN: produto versus concorrência
Authors: Frazão, Andressa Cavalcanti Januário
Keywords: Custos;Preço;Microempresa;Indústria têxtil;Custeio por ordem de serviço
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FRAZÃO, Andressa Cavalcanti Januário. Mensuração e análise de custo em uma indústria de bonés localizada no município de Nova Cruz/RN: produto versus concorrência. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: As indústrias formalmente constituídas no Rio Grande do Norte estão representadas por oitenta e quatro virgula seis por cento em microempresas e são as de grande importância para a economia, uma vez que são as maiores responsáveis pela geração de empregos formais. Este estudo tem o intuito de analisar e mensurar os custos de uma micro-indústria do ramo têxtil de fabricação de bonés no município de Nova Cruz (RN). Para a realização deste objetivo foi precedido uma pesquisa descritiva do tipo ex-post facto, estudo de caso, bibliográfica, qualitativa e quantitativa. Buscou-se realizar a descrição do processo de fabricação, através da identificação dos insumos requisitados e seus respectivos preços, os gastos indiretos de produção e os gastos administrativos e comerciais. Por meio da análise dos dados possibilitou-se uma reflexão sobre a carência, no que diz respeito às práticas dos sistemas de mensuração dos custos, bem como, as consequências acarretadas e as possíveis melhorias. Verificou-se que os custos, calculados e aplicados pelo gestor, se apresentam abaixo dos examinados neste estudo, isso ocorre pelo fato de não haver a consideração da depreciação dos equipamentos e o valor de matérias- primas de cada modelo. O estudo aponta a necessidade de melhor controle dos custos da formação do modelo do produto em virtude do custo atribuído, a fim de aplicar da melhor maneira o seu preço de venda dos produtos comercializados e otimizar a margem de contribuição total.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3928
Other Identifiers: 2010015800
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MensuracaoEAnalise_Frazao_2015.pdfCiências Contábeis1.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.