Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3903
Title: Reversão da aversão à perda para baixos valores: estudo do comportamento e influência na decisão dos discentes de Ciências Contábeis da UFRN
Authors: Nascimento, Kelly Maria de Sousa
Keywords: Teoria dos prospectos;Aversão à perda;Reversão da aversão à perda
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NASCIMENTO, Kelly Maria de Sousa. Reversão da aversão à perda para baixos valores: um estudo do comportamento e influência na decisão dos discentes de Ciências Contábeis da UFRN. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: As pessoas ao tomar decisões tendem a ponderar suas escolhas em face das emoções e das experiências negativas vivenciadas durante toda a sua vida, diante disso terminam sendo avessas às perdas quando os valores envolvidos são relativamente altos. Este estudo tem por objetivo principal analisar essa aversão e averiguar a ocorrência da reversão da aversão à perda para valores baixos nas tomadas de decisões dos estudantes de Ciências Contábeis, usando a base do trabalho desenvolvido por HARINCK et al. (2007). Essa reversão ocorre quando os ganhos menores parecem ser mais prazerosos do que as perdas de mesmo valor. Para tanto, foi realizada uma pesquisa eletrônica com estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde pode ser aplicado o questionário com 60 indivíduos, num modelo adaptado pelos pesquisadores e através dos resultados obtidos, aliada a teoria dos prospectos, pode-se observar que os indivíduos realmente apresentaram um padrão de reversão para valores baixos. Na comparação dos grupos da pesquisa, ficou evidenciado que as variáveis socioeconômicas também colaboram para esse resultado, com destaque para as mulheres que apresentou uma reversão mais significativa que os respondentes do sexo masculino.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3903
Other Identifiers: 2012915770
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KellyMSN_Monografia.pdfCiências Contábeis 1.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.