Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3894
Title: SPED – Sistema Público De Escrituração Digital: um estudo com os alunos graduandos em Ciências Contábeis da UFRN frente às exigências das autoridades tributárias
Authors: Varela, Dirceu Henrique Silva
Keywords: Fiscalização;Sistema Público de Escrituração Digital - SPED;Aluno
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: VARELA, Dirceu Henrique Silva. SPED – Sistema de Escrituração Digital: um estudo com os alunos graduandos em Ciências Contábeis da UFRN frente às exigências das autoridades tributárias. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O Fisco brasileiro tem se munido de ferramentas tecnológicas para se modernizar objetivando um maior controle das informações dos seus contribuintes. A criação do SPED como parte integrante do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC- 2007-2010) é uma dessas medidas e hoje tem exigindo por consequência, que toda a classe contábil possua um acumulo de conhecimentos a respeito das obrigações impostas pelo fisco. É com este contexto que os alunos graduandos em Ciências Contábeis irão se deparar ao saírem da universidade, tendo que se qualificar construindo um vasto conhecimento e o SPED tem exigido cada vez mais devido as suas diversas modificações e atualizações. O presente estudo teve como objetivo verificar o nível de conhecimento dos alunos graduando em Ciências Contábeis da UFRN em relação ao SPED. Em um universo de 749 alunos matriculados e utilizando a estatística, a amostra da pesquisa foi formada por 159 alunos. Para mensurar o nível de conhecimento dos alunos utilizou-se um questionário contendo perguntas referentes ao assunto em estudo. Constatou-se que o nível de conhecimento dos alunos é considerado insuficiente diante das exigências do Fisco, pois apenas 31% dos alunos acertaram metade ou mais das questões, e consideram que a instituição de ensino tem lhes proporcionado um grau de relevância muito baixo para a construção do conhecimento, faz-se necessário que as especificidades do assunto sejam trabalhadas de forma prática para que os alunos estejam aptos às exigências do fisco brasileiro.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3894
Other Identifiers: 2010015380
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DirceuHSV_Monografia.pdfCiências Contábeis 1.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.