Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3892
Title: Apuração do custo global das principais atividades referentes aos processos de execução fiscal do Rio Grande do Norte
Authors: Freire, Hugo Barros Dias
Keywords: Custos das principais atividades;Processos de execução fiscal;Custos baseados em atividades e tempo TDABC
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FREIRE, Hugo Barros Dias. Apuração do custo global das principais atividades referentes aos processos de execução fiscal do Rio Grande do Norte. 2016. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Com a dificuldade de se medir o custo das principais atividades referentes aos processos de execução fiscal do Rio Grande do Norte e sua relevância na utilização das informações de custos para uma gestão mais eficiente, o estudo tem como objetivo apurar o custo global das principais atividades referentes aos processos de execução fiscal do Rio Grande do Norte. Para isso, foi realizado o mapeamento das principais atividades no trafego dos processos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), como também adotado o modelo de custos baseados em atividades e tempo (TDABC), conceituado pelo autor KAPLAN e ANDERSEN (2004). A coleta de dados se deu de forma documental e de aplicação de entrevistas com os chefes das varas, sendo coletados 2812 processos e analisados seus repectivos tramites processuais empiricamente nas varas de Natal e de 21 cidades do interior do estado no periodo de Fervereiro/2016 a Novembro/2016. Atraves do estudo realizado observa-se que as principais atividades dos processos de execução fiscal tem um custo de R$ 27.522.092 o que representa 3,89% do custo total do TJRN. Comparou-se o custo por varas de Natal e dos interiores, mostrando as que mais consumiram recursos durante o ano de 2015 e na contramão, as que menos foram dispendiosas para o Tribunal.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3892
Other Identifiers: 2012914736
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HugoBDF_Monografia.pdfCiências Contábeis 2.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.