Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3890
Title: Demonstração do fluxo de caixa: análise da classificação dos juros e dividendos pagos e recebidos pelas empresas brasileiras de capital aberto no período de 2011 a 2015
Authors: França, Maria Inês Cavalcanti de
Keywords: Demonstração dos fluxos de caixa;Juros;Dividendos
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FRANÇA, Maria Inês Cavalcanti de. Demonstração do fluxo de caixa: análise da classificação dos juros e dividendos pagos e recebidos pelas empresas brasileiras de capital aberto no período de 2011 a 2015. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Considerando a relevância da Demonstração dos Fluxos de Caixa para o processo decisório das organizações, o presente trabalho tem como objetivo avaliar como as empresas brasileiras que negociam ações na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e as empresas que pertencem ao Novo Mercado e ao Mercado Tradicional classificam os juros e dividendos, pagos e recebidos, considerando as recomendações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC 03), no período de 2011 a 2015. No tocante às tipologias da pesquisa, o objetivo do trabalho se caracteriza como descritivo, a abordagem é definida como pesquisa qualitativa e a respeito dos procedimentos utilizados, o trabalho possui características documentais. Foram analisadas as Demonstrações dos Fluxos de Caixa de noventa empresas brasileiras pertencentes a três segmentos, NYSE, Mercado Tradicional e Novo Mercado, no período de 2011 a 2015. Os resultados obtidos demonstraram que as empresas brasileiras seguem as recomendações do CPC 03 no que se refere a classificação dos juros pagos e recebidos, em atividades operacionais, e dos dividendos pagos, em atividades de financiamento. A evidenciação dos dividendos recebidos foi a contribuição da pesquisa realizada, pois de um total de trinta e seis empresas que divulgaram informações sobre o recebimento de dividendos, vinte e quatro optaram pela classificação alternativa, em atividades de investimento, em pelo menos um dos anos analisados. Foi observado através da avaliação das Notas Explicativas que as empresas, comumente, não fazem justificativas a respeito da classificação alternativa dos juros e dividendos. Os achados também mostraram incoerência com relação as nomenclaturas dos juros pagos e recebidos nas demonstrações das empresas analisadas, dificultando a compreensão dos usuários das informações contábeis.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3890
Other Identifiers: 2011060593
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MariaICF_Monografia.pdfCiências Contábeis 984.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.