Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3889
Title: Gerenciamento de resultados: uma análise setorial do nível nas empresas auditadas por big four e não big four listadas na BM&FBovespa
Authors: Queiroz, Matheus Marcos Morais de
Keywords: Gerenciamento de resultados;Auditoria;Qualidade da informação contábil
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: QUEIROZ, Matheus Marcos Morais de. Gerenciamento de resultados: uma análise setorial do nível nas empresas auditadas por big four e não big four listadas na BM&FBovespa. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O objetivo geral deste estudo foi verificar, nos setores da economia, a relação entre os níveis de gerenciamento de resultados adotados por companhias abertas brasileiras com as firmas de auditoria Big Four e não Big Four, contribuindo, dessa forma, com o debate em torno deste assunto que é de vital importância para gestores e stakeholders. Foi utilizado o modelo Jones Modificado de Dechow et al (1995) para estimar o nível de gerenciamento por meio de accruals discricionários. A pesquisa está baseada em uma amostra composta por 903 observações caracterizadas em um painel desbalanceado que compreende o período de 2011 a 2014. Fez-se uma análise de regressão linear múltipla e dados em painel que apontam os efeitos fixos nos setores e no tempo. Os resultados obtidos apontam que não há diferença estatisticamente significante entre as firmas de auditoria, permitindo afirmar que o tipo de firma (Big Four ou não Big Four) não impacta no nível dos accruals discricionários.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3889
Other Identifiers: 2012037384
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MatheusMMQ_Monografia.pdfCiências Contábeis 3.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.