Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3888
Title: O impacto do impeachment da ex-presidente da República nas cotações das ações das empresas de mineração, siderurgia e metalurgia.
Authors: Oliveira, Cícero Elielson de Mendonça
Keywords: Ações;Impeachment;Mercado de capitais
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Cícero Elielson de Mendonça. O impacto do impeachment da ex-presidente da República nas cotações das ações das empresas de mineração, siderurgia e metalurgia. 2016. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O presente trabalho teve como objetivo a análise do impacto do impeachment da ex- presidente da República Dilma Vana Rousseff nas cotações das ações das empresas do Setor de Materiais Básicos, Subsetores de Mineração (Segmentos de Minerais Metálicos e Minerais Não Metálicos) e Siderurgia e Metalurgia (Artefatos de Cobre, Artefatos de Ferro e Aço e Siderurgia) da BM&FBovespa. E para que tal objetivo fosse alcançado, fez-se necessária a verificação das cotações de fechamento das ações no dia 02 de dezembro de 2015 e no dia 31 de agosto de 2016, concomitantemente com a análise gráfica das variações das ações em todos os pregões, com a individualização por empresa e tipo de ação. Foram analisadas 23 ações de 14 empresas do Setor de Materiais Básicos da BM&FBovespa, sendo 04 empresas do Subsetor de Mineração, incluindo 03 do Segmento de Minerais Metálicos e 01 do Minerais Não Metálicos, e 10 do Subsetor de Siderurgia e Metalurgia, sendo 01 de Artefatos de Cobre, 04 de Artefatos de Ferro e de Aço e 05 de Siderurgia. A análise dos dados coletados deu suporte para o conhecimento sobre os movimentos do mercado em torno de grandes eventos econômicos e a especulação frente às mudanças governamentais. Desse modo, chegou-se ao resultado que o impeachment teve impacto positivo nas cotações da maioria das empresas estudadas, uma vez que das 23 ações analisadas, 18 tiveram variação positiva, sendo que as ações que compõem o Ibovespa tiveram todas elas variações positivas.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3888
Other Identifiers: 2012915420
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CíceroEMO_Monografia.pdfCiências Contábeis 799,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.