Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3886
Title: O ensino de contabilidade pública e sua contribuição para a formação dos futuros contadores públicos: Análise da percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Authors: Cruz, Antonia Naama de Aquino
Keywords: Contabilidade pública;Percepção dos discentes;Ensino de Contabilidade
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CRUZ, Antonia Naama de Aquino. O ensino de contabilidade pública e sua contribuição para a formação dos futuros contadores públicos: Análise da percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2016. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O presente trabalho tem por objetivo verificar qual a contribuição do ensino de Contabilidade Pública no curso de Ciências Contábeis da UFRN na percepção dos estudantes, para sua carreira, medindo, inclusive, o nível da satisfação dos mesmos com o ensino na respectiva Instituição de Ensino Superior. A pesquisa classifica-se em exploratória, quanto aos objetivos; em levantamento, quanto aos procedimentos e, em qualitativa e quantitativa, quanto à abordagem do problema. Questionário eletrônico foi o instrumento de coleta aplicado nesta pesquisa, obtendo-se uma amostra não probabilística de 53 alunos. A pesquisa apontou que, embora apenas 18,8% dos respondentes exerçam alguma atividade profissional/acadêmica na área pública, 35,8% deles apresentam interesse em atuar com contabilidade pública. Quanto à influência do ensino de contabilidade pública sobre os alunos na pretensão de carreira a seguir, a pesquisa demonstrou que é mínima, podendo ser desconsiderada, uma vez que foi apontada apenas por 5,7% dos respondentes. Estabilidade financeira foi o fator mais apontado como motivador e, dificuldade de acesso a cargos públicos bem remunerados, como desmotivador. Os alunos concluíram o questionário mostrando-se insatisfeitos com o ensino de contabilidade pública, uma vez que 54,7% se mostraram entre indiferentes e muito insatisfeitos e apenas 45,3% afirmaram estar satisfeitos com o ensino na UFRN. Por fim, conclui-se que o ensino de contabilidade pública na UFRN, na percepção dos alunos, requer aprimoramento da metodologia de ensino para que seja alcançado o objetivo ao qual se propõe, embora não exerça influência sobre a área em que o futuro profissional pretende atuar.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3886
Other Identifiers: 2012966868
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AntoniaNAC_Monografia.pdfCiências Contábeis 1.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.