Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3885
Title: Utilização dos jogos de empresa no processo de aprendizagem: percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Authors: Silva, Alyne Lídia do Nascimento
Keywords: Jogos de empresas;Ensino e aprendizagem;Contabilidade Tributária
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Alyne Lídia do Nascimento. Utilização dos jogos de empresa no processo de aprendizagem: percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O jogo sempre esteve presente na história da humanidade, no entanto, a utilização dos Jogos de Empresas como processo de ensino e aprendizagem teve seu incremento nos Estados Unidos, a partir da década de 50, com a finalidade de treinar executivos da área financeira. Desde então, essa metodologia vem ganhando espaço dentro das Instituições de Educação Superior - IES, tentando tornar o ensino da contabilidade mais dinâmico e atraente. Acredita- se que o ensino mediado por jogos de empresas vivenciais em sala de aula oportuniza o aprimoramento do aprendizado do conteúdo científico. Esse trabalho teve como objetivo investigar a percepção dos alunos do 4º período do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN a respeito dessa metodologia de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada a partir da aplicação do jogo “A escolha certa”, voltado para a área da Contabilidade Tributária, contando com a participação de 13 alunos-jogadores. A opinião de cada jogador foi coletada por meio de um questionário estruturado, contendo dez questões, aplicado logo após a conclusão do jogo, caracterizando a pesquisa quanto aos meios como levantamento e bibliográfica. Quanto à abordagem, a pesquisa possui característica qualitativa, visto que procura entender a percepção dos indivíduos a respeito de uma situação específica e quantitativa por ter sido aplicada a estatística descritiva para calcular o percentual das respostas observadas nos questionários. Como resultado geral observado, pode-se afirmar que os estudantes avaliaram de forma positiva e eficaz a utilização dos jogos de empresas no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades necessárias para a prática contábil na área tributária.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3885
Other Identifiers: 2012914450
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlyneLNS_Monografia.pdfCiências Contábeis 558,32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.