Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3883
Title: Análise da relação da emissão de gases do efeito estufa entre as empresas participantes do ICO2 e os indicadores de desempenho organizacional
Authors: Fidelis, Karoline do Nascimento Moreira
Keywords: Indicador de desempenho;ICO2;Contabilidade Gerencial;Gases do efeito estufa
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FIDELIS, Karoline do Nascimento Moreira. Análise da relação da emissão de gases do efeito estufa entre as empresas participantes do ICO2 e os indicadores de desempenho organizacional. 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: A preocupação com o meio ambiente cada vez mais vem se tornando evidente com a degradação ambiental e medidas de mitigação são criadas para preservação. Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre as emissões diretas de GEE escopo 1, índice de endividamento das empresas participantes do ICO2 e os indicadores de desempenho organizacional, margem líquida, giro do ativo e retorno sobre investimento, a partir dos relatórios e demonstrações financeiras. Diante disto, foram analisados os relatórios de sustentabilidade das empresas, identificadas as emissões de CO2 e mapeados os indicadores de desempenho. A amostra é composta por duas empresas, dentre as 31 participantes, que compõe a carteira do ICO2 e fazem parte do setor de pecuária e derivados, JBS S.A e BRF S.A, no intervalo de 2010 a 2015. Através de pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, utilizou-se a correlação de Person nos dados tabulados no software Microsoft Excel® e obteve-se como resultado correlação positiva para variável índice de endividamento nas duas empresas estudadas. Para as variáveis de desempenho econômico-financeiro, na BRF S.A observou-se correlação positiva com todos os indicadores analisados: margem líquida, giro do ativo e retornos sobre investimento, enquanto que, na JBS S.A, todos apresentaram correlação negativa. Conclui-se que a adoção de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) para redução da emissão de gases do efeito estufa não foi influenciada pelo endividamento em nenhuma das empresas, assim como pelo desempenho economico-financeiro da JBS S.A, ao contrário do que a analise sugere ter ocorrido com a BRF S.A.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3883
Other Identifiers: 2012966901
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KarolineNMF_Monografia.pdfCiências Contábeis 1.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.