Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3879
Title: Análise de custos ambientais: estudo sobre a relevância dos gastos do sistema de gestão ambiental, em uma distribuidora de combustíveis
Authors: Sales, Iury Maycon da Silva
Keywords: Contabilidade Ambiental;Custos ambientais;Custeio por atividade;Distribuidora de combustíveis
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SALES, Iury Maycon da Silva. Análise de custos ambientais: estudo sobre a relevância dos gastos do sistema de gestão ambiental, em uma distribuidora de combustíveis. 2016. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Esse trabalho tem por objetivo analisar a relevância dos gastos das atividades relacionadas à questão ambiental no ano de 2015, promovidas por uma distribuidora de combustíveis avaliando a relação custo benefício das ações ambientais praticadas. Atualmente ela não define critérios para mensuração dos custos ambientais, e dessa forma não consegue concluir se as ações implementadas atenderam as expectativas no que refere-se à viabilidade econômico financeira da companhia. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, quanto aos objetivos propostos, classifica-se como estudo de caso no que compete aos procedimentos, e pela abordagem enquadra-se como qualitativa. Foram analisados normativos internos, realizadas entrevistas e visitas em unidades da empresa de forma a mapear as ações ambientais, para mensuração a pesquisa baseia-se no método de custeio ambiental por atividade definidos por Hansen e Mowen (2001), definindo índices ou critérios de mensuração a partir do fato gerador para que fossem alocados os devidos custos. As atividades foram reunidas por ações do Sistema de Gestão Ambiental – SGA classificadas em: planejamento, execução, certificação, e verificação, acrescentando-se: outras ações ambientais e aplicação de multas e taxas, que não integram o sistema ambiental, totalizando para o ano de referência 4,4 milhões de reais. Com as ações são gerados benefícios atrelados à qualidade dos procedimentos e de cunho econômico na redução de riscos, de tal modo pode-se afirmar que as ações ambientais desenvolvidas por uma distribuidora de combustíveis, possuem efeito positivo representando pouco mais que 0,04% de seu faturamento no ano, dada a sua eficácia de gestão certificada de acordo com as Normas Brasileiras de Regulamentação – NBR.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3879
Other Identifiers: 2012915680
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IuryMSS_Monografia.pdfCiências Contábeis 1.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.