Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3868
Title: Finanças comportamentais: um estudo sobre a reversão da aversão a perda com estudantes de graduação e especialização
Authors: Silva, Josiclédina Pereira da
Keywords: Finanças comportamentais;Aversão a perda;Reversão
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: Silva, Josiclêdina Pereira da. Finanças comportamentais: um estudo sobre a reversão da aversão a perda com estudantes de graduação e especialização. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: As Finanças Comportamentais é uma área de estudo que destina-se a analisar a influência dos aspectos cognitivos na tomada de decisões financeiras dos agentes econômicos. Estudos nessa área visam aferir as premissas embasadas pelas teorias tradicionais, em especial, a da racionalidade dos investidores, com o objetivo de aprimorar e aperfeiçoar o modelo econômico- financeiro através da fundamentação da irracionalidade dos individuos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar o comportamento dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, da graduação e especialização, quanto á tendência comportamental financeira dos discentes perante a reversão da aversão a perda, por meio de um experimento similar ao desenvolvido por Harinck et al. (2007). A amostra foi constituída por 60 alunos dos cursos supracitados, os quais responderam um questionário on line com situações alternadas de encontrar ou perder valores monetários. Os respondentes atribuíram pesos de 1 a 10 numa escala likert, que representava discordância ou concordância, respectivamente, com o que fora perguntado. Os dados foram analisados por freqüência e moda e evidenciados graficamente no qual constatou-se uma reversão mais significativa, em especial no gênero feminino, entretanto, quanto a idade, os indivíduos permanecem avessos a perda de maneira contínua. Como limitações de do trabalho apresentaram-se o tamanho da amostra.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3868
Other Identifiers: 2012971410
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JosiclédinaPS_Monografia.pdfCiências Contábeis 620.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.