Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3866
Title: Perfil dos professores e metodologias aplicadas a disciplina de contabilidade de custos: um estudo de caso aplicado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Authors: Soares, Fernanda Mikaelly Costa
Keywords: Contabilidade de Custos;Didática;Metodologia de ensino;Perfil do docente
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOARES, Fernanda Mikaelly Costa. Perfil dos professores e metodologias aplicadas a disciplina de contabilidade de custos: um estudo de caso aplicado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2016. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: As empresas buscam constantemente crescer e melhorar os seus serviços no mercado altamente competitivo que estão inseridas. Diversas técnicas de contabilidade gerencial são comumente utilizadas, com o intuito de proporcionar as organizações atingir suas metas. Em particular, as ferramentas de mensuração de custos, tem o objetivo principal de administrar e controlar os custos gerados na produção e comercialização de serviços ou produtos, bem como auxiliar os gestores na tomada de decisão, proporcionando uma diminuição dos custos, redução de desperdícios e melhorando a lucratividade das empresas. Neste contexto, as IES necessitam promover a disciplina, bem como realizar uma formação de excelência para que os futuros contadores de custos estejam preparados para solucionar as adversidades que surgem no cotidiano das organizações. A pesquisa desenvolvida tem como objetivo principal identificar o perfil do professor, bem como as metodologias aplicadas no desenvolvimento da disciplina de contabilidade de custos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um levantamento bibliográfico, onde foram abordados tópicos de contabilidade de custos, didática, ensino-aprendizagem, metodologias de ensino e plano de ensino. Quanto aos objetivos o estudo foi classificado como uma pesquisa descritiva. O levantamento dos dados, análises e conclusões foram obtidos considerando uma abordagem predominantemente quantitativa considerando a técnica de levantamento survey, por meio de uma abordagem direta aos discentes e docentes integrantes da população estudada, fazendo uso de um questionário. Considerando uma população de 190 discentes cursando entre o 6º e 9º período do curso de ciências contábeis da UFRN, foi obtida uma amostra de 104 estudantes com representatividade de 54,7%. Além destes, a pesquisa teve a participação de 4 docentes que lecionaram ou lecionam a disciplina da contabilidade de custos, representando 100% da população. Os resultados obtidos demonstraram um comportamento predominantemente homogêneo quando a resposta dos docentes é comparada com a dos discentes. Por outro lado, uma discrepância surgiu no tópico didática, onde todos os docentes afirmaram ter boa didática e 26% dos discentes foram contrários. Além disso, no que ser refere à utilização de ferramentas pedagógicas, 40,4% dos discentes responderam que o docente não utilizava. O resultado confirma a resposta dos docentes, onde a totalidade atestou utilizar principalmente o método expositivo.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3866
Other Identifiers: 2012048270
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FernandaMCS_Monografia.pdfCiências Contábeis 1,66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.