Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3859
Title: Diagnóstico dos estilos de aprendizagem de acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Authors: Damasceno, Ozinete Silva
Keywords: Perfil de aprendizagem;Ensino contábil;Metodologias
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: DAMASCENO, Ozinete Silva. Diagnóstico dos estilos de aprendizagem de acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2016. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Em decorrência da complexidade socioeconômica a contabilidade tem vivenciado nos últimos anos importantes alterações, demandando do profissional contábil maior capacidade crítica, competência e habilidades. Compreendendo-se, que cabem as Instituições de Ensino Superior propiciar as competências e habilidades necessárias aos futuros profissionais, devendo assim, implementar medidas que favoreçam o processo de aprendizagem dos graduandos. Desse modo, considera-se de suma importância ter conhecimento das diferentes maneiras que estes utilizam para o aprendizado. Nesse sentido, o presente estudo propôs como objetivo geral identificar o perfil de aprendizagem dos discentes do Curso de Ciências Contábeis da UFRN. Acredita-se que este estudo justifique-se pela necessidade de identificar meios que possibilitem o aprendizado do discente e a formação de profissionais mais preparados e habilitados para inserir-se no mercado de trabalho em conformidade com as atuais exigências e realidade de cada ambiente organizacional. Para diagnosticar o perfil de aprendizagem discente fez-se uso do Questionário de Honey-Alonso. A pesquisa foi classificada como sendo descritiva, quanto aos objetivos, quanto aos procedimentos metodológicos o estudo classificou-se como estudo de caso, levantamento survey e bibliográfico, com uma abordagem quantitativa. Foi feita uma análise descritiva e correlação entre variáveis dummy, utilizando-se do programa Microsoft Excel. Quanto aos principais resultados a amostra foi de 50% em relação a população, sendo que 51% dos respondentes foi do sexo masculino. Identificou-se a presença de todos os estilos, predominando o estilo reflexivo com 54% dos investigados, dos quais, 58% destes são do gênero feminino. Com intuito de verificar a existência de influência entre as variáveis estudadas realizou-se uma correlação. As variáveis escolhidas foram: atividade remunerada, tempo de estudo, periodicidade de estudo e idade, além dos estilos de aprendizagem. Não se constatou influência das variáveis, atividade remunerada, tempo de estudo, periodicidade de estudo e idade, no perfil do discente. Porém, percebeu-se que quanto as variáveis relacionadas ao estilo de aprendizagem, verificou-se uma pequena correlação, discentes com perfil teórico podem também apresentar perfil reflexivo, apresentando 58% de correlação. E que um perfil pragmático também sofre influência de um perfil teórico, apresentando uma correlação de 64%.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3859
Other Identifiers: 2011060548
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OzineteSD_Monografia.pdfCiências Contábeis 1.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.