Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3855
Title: Indicadores contábeis de desempenho orçamentário e o índice FIRJAN de desenvolvimento municipal (IFDM) da saúde e educação: estudo nos municípios mais populosos por região brasileira
Authors: Azevedo, Ezequiel Diniz
Keywords: Indicadores contábeis;Índice FIRJAN;Administração Pública Municipal;Saúde;Educação
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: AZEVEDO, Ezequiel Diniz. Indicadores contábeis de desempenho orçamentário e o índice FIRJAN de desenvolvimento municipal (IFDM) da saúde e educação: estudo nos municípios mais populosos por região brasileira. 2016. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: No tocante as leis que regem a Administração Pública e a execução do orçamento dos municípios brasileiros nas áreas da saúde e educação, no que se refere à análise da gestão pública através de indicadores orçamentários contábeis e ao Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, esta pesquisa teve como objetivo verificar a relação existente entre o IFDM e os indicadores contábeis de desempenho orçamentário da saúde e educação para o ano de 2013. Neste aspecto apresentou como classificação metodológica quanto aos objetivos, uma pesquisa descritiva; quanto à abordagem do problema, a pesquisa coloca-se como qualitativa e quantitativa; quanto aos procedimentos, a pesquisa caracteriza-se como um estudo bibliográfico, experimental e documental. Em relação ao levantamento de dados para o estudo, este foi realizado nos endereços eletrônicos do Portal de Transparência dos municípios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, do Sistema FIRJAN, do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde – SIOPS, e do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – SICONFI. Realizada a análise, os dados revelaram que, de acordo com a amostra desta pesquisa, apenas tem relação significativa com o IFDM da saúde o indicador que mede a capacidade de investimentos próprios em saúde e o indicador que mensura o investimento por habitante. Em relação ao IFDM da educação apenas a despesa por aluno apresentou significância. Nesse sentido, fica evidente que os gestores públicos podem utilizar da relação existente entre indicadores contábeis da saúde e educação com o IFDM para gerir os recursos públicos, enxergar oportunidades e possíveis dificuldades no orçamento público.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3855
Other Identifiers: 2011031911
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EzequielDA_Monografia.pdfCiências Contábeis 1.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.