Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3853
Title: Análise da possível existência do viés status quo nos estudantes de Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Authors: Neves, Diego Nalon Ribeiro
Keywords: Status quo;Contabilidade;Comportamento
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NEVES, Diego Nalon Ribeiro. Análise da possível existência do viés status quo nos estudantes de Contabilidade da Universidade Federal Rio Grande do Norte. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: A contabilidade brasileira passou por consideráveis mudanças após a adoção às Normas Internacionais de Contabilidade, dentre elas, destaca-se o tratamento mais subjetivo que alguns aspetos contábeis adquiriram, dando maior relevância a qualidade da informação prestada. Em virtude desta subjetividade, o julgamento pessoal de determinadas situações do profissional contábil se faz mais necessário e relevante, visto que os resultados das informações geradas dependem da forma como as mesmas foram julgadas, pois se estas estiverem enviesadas, podem acarretar informações errôneas. Um destes viéses é o status quo, o qual influencia o indivíduo a querer sempre permanecer na mesma situação. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo verificar a existência do status quo nos estudantes de contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Esta pesquisa foi caracterizada como descritiva e de levantamento, pois, para a coleta de dados foi utilizado um questionário aplicados aos estudantes do 5º ao 8º período. Os resultados concluíram que o viés status quo está presente em 35% dos estudantes pesquisados. Entretanto, de acordo com a análise estatística utilizada, verificou-se que a presença do mesmo não interferiu no julgamento das decisões tomadas, quando comparados os grupos com a presença do viés e sem a presença do mesmo. Contudo, nota-se a importância do estudo comportamental no âmbito contábil, já que o uso dos atalhos mentais (heurísticas) é comum auxiliar a tomada de decisão, e estes podem acarretar informações tendenciosas influenciando na fidedignidade das informações produzidas aos usuários.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3853
Other Identifiers: 2010015029
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiegoNRN_Monografia.pdfCiências Contábeis 1.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.