Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3850
Title: Indicadores de desempenho econômicos-financeiro em uma OMPS da Marinha do Brasil: uma análise do comportamento mensal em relação ao anual
Authors: Silva, Raquel Aparecida de Oliveira
Keywords: Contabilidade de custos;OMPS;Demonstrativo do resultado do período;Desempenho econômico-financeiro
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Raquel Aparecida de Oliveira. Indicadores de desempenho econômicos-financeiro em uma OMPS da Marinha do Brasil: uma análise do comportamento mensal em relação ao anual. 2016. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: A Marinha do Brasil, com a necessidade de mensurar os custos, criou o Sistema OMPS-I (Organizações Militares Prestadoras de Serviços Industriais), fundamentado na Contabilidade de Custos, SIAFI e controles internos, passando a contar com relatórios para avaliar seu desempenho. Esses relatórios subsidiam a tomada de decisão pela assessoria da Alta Administração Naval. Diante disso, o presente trabalho foi concentrado nas Demonstrações do Resultado do Período (DRP) de uma OMPS-I. A DRP é um relatório com valores acumulados a partir de janeiro de cada exercício, elaborado a partir da extração de registros de custos contábeis efetuados no SIAFI, provenientes da execução de serviços realizados nas atividades Principal e Secundária. Esse relatório é enviado à Diretoria de Finanças da Marinha (DFM), que consolida mensalmente, confeccionando o Relatório Econômico-Financeiro (REF), submetido trimestralmente à apreciação do Conselho Financeiro e Administrativo da Marinha (COFAMAR). O objetivo geral foi mensurar as faixas dos indicadores de desempenho mensais com base nas DRP da Base Naval de Natal e verificar se convergem aos anuais, no período de 2011 a 2015. Trata-se de um estudo de caso, descritivo e explicativo, de abordagem quantitativa, com fontes bibliográfica e documental. As DRP foram tabuladas no Excel; em seguida, foram calculados, por dedução, os valores mensais, e calculados os indicadores de desempenho de cada mês, ao longo dos anos de 2011 a 2015. Os resultados apontam que, de forma geral, há convergência dos indicadores mensais aos anuais. Mensurando as faixas de avaliação de desempenho, estão, genericamente, na faixa de normalidade. Altas oscilações de custos e faturamento explicam-se pela autorização da administração, como despender parte do faturamento em compra e investimentos e por ocorrer períodos de sazonalidade, com manutenção e docagens. Concluindo, o estudo pôde expressar a ligação da contabilidade de custos com a utilização dos indicadores desempenho na gestão da Administração Pública, em especial neste período atual de restrições orçamentárias, o que exige dos administradores governamentais um maior conhecimento de ferramentas eficientes e eficazes. Por fim, percebeu-se a importância da Contabilidade de Custos que subsidia estatisticamente os indicadores e servem para apontar disfunções ou mensurar o desempenho de atividades vinculadas à Administração Pública.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3850
Other Identifiers: 2011060501
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RaquelAOS_Monografia.pdfCiências Contábeis 1.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.