Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3847
Title: Comparativos de análise econômico-financeira com base no conceito de receita: lei societária x pronunciamento contábil CPC 30
Authors: Araújo, Felipe Souza de
Keywords: CPC 30;Demonstrações Contábeis;Indicadores financeiros
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAÚJO, Felipe Souza de. Comparativos de análise econômico-financeira com base no conceito de receita: lei societária x pronunciamento contábil CPC 30. 2016. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Este trabalho apresenta uma análise sobre os indicadores financeiros que exercem influências nos resultados para o modelo da Lei Societária 6.404/76 e para o modelo segundo o CPC 30, nos regimes de tributação adotados no Brasil: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. A metodologia utilizada para desenvolver essa pesquisa quanto aos objetivos foi descritiva; quanto aos procedimentos ela foi realizada através de um estudo de caso; e quanto ao objeto ela foi quantitativa. Para o desenvolvimento desse estudo foram analisadas as demonstrações contábeis como Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício dos três últimos anos, da empresa Natura S. A. Esta empresa é de sociedade anônima de capital aberto, suas atividades compreendem o desenvolvimento, a industrialização, a distribuição e a comercialização de cosméticos, e está enquadrada no regime de tributação Lucro Real, onde foi extraída do site da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). A partir dos dados coletados foram calculados os índices financeiros, com o intuito de verificar quais impactos e diferenças são causadas em ambos os modelos supracitados. Conclui-se que o modelo segundo o CPC 30 relata a mais adequada forma de mensuração, registro e divulgação das receitas, do CMV e do confronto dos impostos, pois apresenta assim a real situação econômico-financeira da empresa para a tomada de decisão.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3847
Other Identifiers: 2010015053
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FelipeSA_Monografia.pdfCiências Contábeis 834.64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.