Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3845
Title: Pesquisa qualitativa em contabilidade: uma avaliação da sua aplicação nos estudos publicados em periódicos contábeis brasileiros de alto impacto nos anos de 2014 e 2015
Authors: Silva, Danq José Emanoel Pereira de Medeiros da Nóbrega
Keywords: Pesquisa em Contabilidade;Pesquisa qualitativa;Análise de conteúdo
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Danq José Emanoel Pereira de Medeiros da Nóbrega. Pesquisa qualitativa em Contabilidade: uma avaliação da sua aplicação nos estudos publicados em periódicos contábeis brasileiros de alto impacto nos anos de 2014 e 2015. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: A pesquisa qualitativa é uma metodologia de estudo que leva em consideração a multiplicidade de abordagens, para aprofundar e compreender a realidade social, podendo utilizar a pesquisa documental, diversos modelos de entrevistas, dados visuais e a observação como formas de coleta dos dados e, para análise, métodos profundos como a análise de conteúdo, hermenêutica, narrativa e análise fenomenológica. Com isso, por apresentar delineamentos de pesquisas diferenciados para sanar problemas de pesquisas, a pesquisa qualitativa vem sendo cada vez mais utilizada nas Ciências Sociais. O trabalho objetiva analisar a aplicação da pesquisa qualitativa em Contabilidade no cenário brasileiro nos periódicos de alto impacto nos anos de 2014 e 2015, como também evidenciar os principais métodos qualitativos de coleta e análise de dados e identificar as principais áreas onde a pesquisa qualitativa é aplicada na Ciência Contábil. Para consecução dos objetivos da pesquisa, realizou-se uma pesquisa documental nos periódicos contábeis brasileiros com Qualis A1, A2 e B1, por representarem os estratos mais qualificados de Contabilidade no Brasil. Em seguida, utilizou-se a técnica de análise do conteúdo. A análise dos dados evidenciou que a pesquisa puramente qualitativa é minoria nos periódicos de Contabilidade brasileiros analisados, representando apenas 4,3% dos artigos analisados. Verificou-se também que diversos artigos reverenciados pelos próprios autores como qualitativo, na essência, não apresentavam fundamentais da pesquisa qualitativa. Da mesma forma, a pesquisa concluiu que a área gerencial é que mais utiliza a pesquisa qualitativa em Contabilidade.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3845
Other Identifiers: 2012914600
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DanqMNS_Monografia.pdfCiências Contábeis 824,09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.