Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3842
Title: 55 anos do curso de Ciências Contábeis (UFRN): o passado, o presente e o futuro a partir do perfil dos seus docentes
Authors: Gabriel, Mayanna Leny Gomes
Keywords: História da Contabilidade;Escola de comércio;Curso de Ciências Contábeis;Perfil dos docentes
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: GABRIEL, Mayanna Leny Gomes. 55 anos do Curso de Ciências Contábeis (UFRN): o passado, o presente e o futuro a partir do perfil dos seus docentes. 2016. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a história do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN com enfoque no perfil dos professores antigos e atuais, retomando sua origem desde a criação da Escola de Comércio de Natal, em 1919, a sua independência e consolidação com a criação do curso de Ciências Contábeis em 1962, na Faculdade de Ciências Econômica, Contábeis e Atuariais, e mais tarde incorporada à UFRN. Para atingir os objetivo do estudo foi relizado uma pesquisa qualitativa quanto à abordagem do problema, e quanto aos objetivos classificadas como descritiva e exploratória, abordando procedimentos em referências bibliográficas e documentais, além de entrevistas com docentes e servidores. As entrevistas com roteiro semiestruturado possibilitou o resgate sobre alguns professores antigos, como também a evolução do curso aos olhos daqueles que presenciaram de perto a trajetória. Seguidamente, foram realizadas visitas ao Arquivo Geral da UFRN com o intuito de coletar documentos que tivessem informações sobre a origem do curso. Subsequentemente foi realizada a busca no DAP (Departamento de Administração de Pessoal) por registros dos antigos professores encontrados nos documentos. Devido a limitação da pesquisa, não foi possível traçar os perfis dos antigos professores, uma vez que não se tinha dados de todos. O instrumento utilizado na pesquisa para o tratamento de dados foi um questionário com o intuito de analisar o perfil dos docentes atuais, dividido em blocos assim constituído: perfil, ensino/pesquisa e avanços; A amostra foi composta por 40 respondentes. Os dados foram coletados com os docentes ativos do curso de Ciências Contábeis da UFRN. De maneira geral, analisamos que o curso possui uma vertente entre aspectos financeiros e gerenciais conforme a grade curricular atual. Quanto às metodologias de ensino, identifica-se que as mais utilizadas atualmente são a aula expositava e discussão em classe, o que nos leva a observar que anteriormente não havia a diversidade de equipamentos que há nos dias atuais, porém o padrão de aula expositiva no processo de ensino ainda existe. Ainda neste aspecto, o curso abrange a visão acadêmica e empresarial conforme a maioria dos respondentes. Quanto às perspectivas futuras relacionadas ao curso e ao crescimento profissional, analisa-se que os docentes incentivam a formação do curso de Doutorado e parcerias com empresas, e pretendem buscar a educação continuada para o próprio crescimento. Além de conceder merecido reconhecimento histórico à instituição, o estudo realizado destaca fatos marcantes relacionados à evolução do ensino contábil ao curso superior de Ciências Contábeis, e aborda a sua importância na atualidade, contextualizando-o sob visão dos docentes a cerca do cenário em expanção diante a exigência do mercado.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3842
Other Identifiers: 2011031582
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MayannaLGG_Monografia.pdfCiências Contábeis 2.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.