Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3818
Title: Garantia literária: uma ferramenta de validação de termos em sistemas de organização e representação da informação e do conhecimento
Authors: Sousa, Valéria Kamila Bezerra de
Keywords: Garantia literária;Representação da informação e do conhecimento;Organização da informação e do conhecimento
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUSA, Valéria Kamila Bezerra de. Garantia literária: uma ferramenta de validação de termos em sistemas de organização e representação da informação e do conhecimento. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: A propagação do conhecimento provoca o acúmulo de conteúdos e informações, sobre os quais a organização da informação e do conhecimento tem que dar conta. Organizar e representar essas informações é essencial para o desenvolvimento da ciência. O estudo da garantia literária pode trazer uma grande contribuição à organização e representação do conhecimento, e por ser um conceito aberto e em plena evolução, que se manteve vivo um século depois de sua formulação, talvez porque consiga expressar uma visão dinâmica do avanço do conhecimento. Deste modo pretende-se observar o que já se tem na literatura sobre a garantia literária – com suas antigas e novas aplicações propostas por Barité et al. (2010) – e sobre organização e representação da informação e do conhecimento para em seguida, associá-los ao benefício que podem trazer a recuperação de informações. Com objetivo de analisar da área de representação da informação e do conhecimento, observando os conceitos da garantia literária e buscando refletir sobre o uso deste princípio na representação de termos em sistemas de recuperação da informação, por meio da pesquisa bibliográfica, que se propõem a abranger uma análise do problema de pesquisa. Com a análise do tema proposto, pôde-se perceber sua importância e a necessidade de se desenvolver mais investigações teórico-metodológicas a relacionadas à garantia literária na área de organização e representação da informação e do conhecimento, uma vez que já se tem o respaldo do seu uso por algumas das mais importantes entidades do meio da organização e representação, como a National Information Standards Organization, a Dewey Decimal Classification and Relative Index, e pela Library of Congress Subject Headings. Tal estudo levou a observação de escassos estudos sobre a garantia literária e a ambiguidade de conceitos e definições relacionados a organização e representação da informação e do conhecimento atrapalhando um possível aprofundamento da pesquisa.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3818
Other Identifiers: 2011032187
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GarantiaLiteraria_Sousa_2016.pdfBiblioteconomia656.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.