Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3812
Title: Expectativa sobre a formação acadêmica e o mercado de trabalho dos ingressantes no curso de Biblioteconomia da UFRN
Authors: Amaral, Lydes Teles Souza do
Keywords: Perfil do ingressante-Biblioteconomia;Formação acadêmica-bibliotecário;Mercado de trabalho-bibliotecário
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: AMARAL, Lydes Teles Souza do. Expectativa sobre a formação acadêmica e o mercado de trabalho dos ingressantes no curso de Biblioteconomia da UFRN. 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciências da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: O desenvolvimento das TIC ampliou o espaço de atuação do bibliotecário, e, simultaneamente, exigiu um novo perfil desse profissional. Neste sentido, esta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, pretendeu investigar a expectativa dos ingressantes no curso de Biblioteconomia da UFRN, no período de 2015.2, sobre dois aspectos: a formação acadêmica e o mercado de trabalho. De modo específico, buscou: discorrer sobre a história e evolução das bibliotecas, da Biblioteconomia e do bibliotecário; caracterizar o perfil do bibliotecário na sociedade atual e o perfil do bibliotecário brasileiro; dissertar sobre as competências e habilidades exigidas ao bibliotecário atual, apontar algumas possibilidades de atuação para o bibliotecário; e traçar o perfil dos ingressantes no curso de Biblioteconomia da UFRN no período de 2015. 2. Para a consecução de tais objetivos, os procedimentos metodológicos incluíram duas fases: pesquisa bibliográfica e documental, e a pesquisa de campo. Esta adotou como técnica de coleta de dados um questionário semiestruturado, aplicado a uma amostra de 26 ingressantes. Os resultados obtidos na amostra analisada revelam que a escolha pelo curso de Biblioteconomia foi motivada pela realização pessoal e pelas boas perspectivas de trabalho; e que a maioria dos ingressantes, de maneira geral, desejam receber habilitações necessárias para atuar na área e preferencialmente no setor público. Considera-se ainda que a maioria dos ingressantes conhece algum espaço tradicional de atuação do bibliotecário, e, grande parte deles conhece alguns dos espaços de atuação não tradicionais do bibliotecário; o domínio das Tecnologias de Informação foi selecionada, por eles, como uma das habilidades mais relevantes para a atuação do bibliotecário atual. A partir deste estudo, percebe-se que o campo de atuação do bibliotecário expandiu-se para além do espaço físico das bibliotecas e arquivos, devido ao desenvolvimento das TIC. Além disso, muitos ingressantes estão atentos sobre a existência de alguns espaços não tradicionais.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3812
Other Identifiers: 2012911298
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExpectativaSobreAFormacao_Amaral_2015.pdfBiblioteconomia923,17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.