Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3801
Title: O papel do bibliotecário no desenvolvimento de atividades de letramento informacional na biblioteca escolar: um estudo de caso no Colégio Salesiano Dom Bosco – RN
Authors: Inácio, Ana Paula do Nascimento
Keywords: Letramento informacional;Biblioteca escolar;Práticas de letramento informacional
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: INÁCIO, Ana Paula do Nascimento. O papel do bibliotecário no desenvolvimento de atividades de letramento informacional na biblioteca escolar: um estudo de caso no Colégio Salesiano Dom Bosco - RN. 2016. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O presente trabalho buscou identificar atividades de letramento informacional que contribuem efetivamente para a formação e construção do conhecimento dos usuários no âmbito da biblioteca escolar. Apresenta uma breve pesquisa bibliográfica a cerca do letramento informacional, biblioteca escolar e o papel educativo do bibliotecário, como forma de fundamentar as atividades realizadas, refletindo sobre as habilidades para busca e uso da informação. O objetivo geral da pesquisa foi investigar as contribuições do letramento informacional, tendo o bibliotecário como mediador, no processo de ensino-aprendizagem dos usuários da biblioteca escolar. Os objetivos específicos foram estabelecidos em: a) caracterizar o letramento informacional no âmbito da biblioteca escolar; b) conhecer o papel do bibliotecário como mediador no processo de letramento informacional; c) verificar de que forma as atividades de letramento informacional contribuem para a alfabetização dos usuários. A metodologia utilizada tem caráter descritivo, com abordagem qualitativa. Mostra a pesquisa de campo realizada na Biblioteca Domingos Sávio, situada no Colégio Salesiano Dom Bosco, apresentando quais atividades realizadas pela bibliotecária incentivam a leitura, escrita e uso da informação. A coleta de dados foi por meio de observação participante no local e de um roteiro de entrevista estruturada com a bibliotecária, onde se observou nos alunos o aumento do interesse pela leitura e busca de informações na biblioteca. Conclui-se que o papel educativo do bibliotecário em ajudar nas práticas de letramento informacional mobiliza conhecimentos específicos da profissão que poderão auxiliar as pessoas a aprender com a biblioteca.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3801
Other Identifiers: 2012911046
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaPNI_Monografia.pdfBiblioteconomia1,23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.