Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3781
Title: Fatores que influenciam o uso dos recursos naturais da caatinga como fonte de alimento em comunidades rurais de regiões semiáridas, Rio Grande do Norte, Brasil
Authors: Araújo, Aniele da Silva
Keywords: Centros urbanos;Recursos alimentícios;Fatores socioeconômicos
Issue Date: 7-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Aniele Araújo. Fatores que influenciam o uso dos recursos naturais da caatinga como fonte de alimento em comunidades rurais de regiões semiáridas, Rio Grande do Norte, Brasil. 2016. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia)- Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2016.
Portuguese Abstract: A alimentação é um dos requisitos fundamentais para a manutenção da vida dos seres humanos e os recursos naturais, muitas vezes, suprem essa necessidade, principalmente daquelas famílias com os menores potenciais aquisitivos. Neste trabalho, verificarmos como as variáveis sociais e econômicas podem influenciar o uso dos recursos naturais alimentícios no semiárido, discutindo sua importância na manutenção tanto da segurança alimentar quanto dos aspectos culturais relacionados a esta utilização. O estudo foi realizado no estado do Rio Grande do Norte, em um total de 24 comunidades estudadas distribuídas em cinco áreas denominadas polígonos, mediante sua importância para conservação. A coleta de dados ocorreu entre outubro de 2014 e julho de 2015, por meio de questionários socioeconômicos e entrevistas semiestruturadas. Entrevistamos um total de 254 pessoas, residentes nos cinco polígonos. Um total de 52 espécies são consumidas pelos informantes, sendo 26 espécies de animais e 26 de plantas. O Euphractus sexcinctus – peba apresentou uma maior frequência de uso no polígono dois, para plantas o Spondias tuberosa Arruda – imbuzeiro foi mais frequente no polígono cinco. Nossos resultados mostraram que houve diferença de consumo entre as áreas estudadas e as variáveis, frequências de uso real e moradores na residência como variáveis correlacionadas ao consumo dos recursos da Caatinga. Assim o uso dos recursos naturais alimentícios da Caatinga pelas comunidades rurais do semiárido se torna uma fonte de subsistência alternativa, bem como uma prática relacionada à cultura das comunidades.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3781
Other Identifiers: 2011000871
Appears in Collections:Ecologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComunidadesRurais_Araujo_2016.pdfMonografia959,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.