Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3742
Title: Estudo comparativo dos conteúdos exigidos em concursos públicos no período de 2013 a 2014 e as ementas das disciplinas contabilidade pública, auditoria governamental e orçamento público ministradas no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Authors: Alves, Erika Aiany de Souza
Keywords: Concursos públicos;Ensino Superior;Orçamento público;Contabilidade pública;Auditoria governamental
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ALVES, Erika Aiany de Souza. Estudo comparativo dos conteúdos exigidos em concursos públicos no período de 2013 a 2014 e as ementas das disciplinas contabilidade pública, auditoria governamental e orçamento público ministradas no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2014. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: A carreira na área pública é muito visada pelos brasileiros. Atualmente são cerca de 12 milhões de brasileiros inscritos em certames ao ano segundo a ANPAC – Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos Públicos. Atraídos por estabilidade e bons salários, os egressos do curso de Ciências Contábeis passam a ver, cada vez mais, os cargos públicos como uma boa oportunidade de começar a carreira profissional. Devido a referida demanda, o presente estudo objetiva investigar se as ementas das disciplinas de Orçamento Público, Contabilidade Pública e Auditoria Governamental do curso de Ciências Contábeis da UFRN compreendem os tópicos exigidos nos editais de organizadoras de concursos públicos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, utilizando de um estudo de caso como procedimento e valendo-se de uma abordagem quantitativa. Foram analisados 63 editais de concursos entre 2013 e 2014 da Cespe, FCC e ESAF em que pessoas com o diploma de graduação em contabilidade poderiam concorrer. O estudo identificou a disciplina de Orçamento Público como a mais frequente nos concursos selecionados, logo seguida de Contabilidade Pública, quantificou, ainda, a abrangência das ementas em relação a todos os conteúdos exigidos nos editais. Além disso, apresentou os tópicos mais recorrentes nas seleções e o quanto as ementas compreendem tais temas. Com isso, os resultados podem permitir que os alunos do curso de Ciências Contábeis desta instituição de ensino superior tenham uma ilustração do nível de preparação do curso para concursos públicos. Pode, ainda, auxiliar professores da instituição na decisão de manutenção ou alteração das ementas das referidas disciplinas de maneira que consigam cumprir com a função primordial do ensino superior, a preparação para o mercado de trabalho.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3742
Other Identifiers: 2010014588
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudoComparativo_Alves_2014.pdfCiências Contábeis233.91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons