Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3733
Title: Análise da liquidez de uma empresa do setor de química e petroquímica por meio de indicadores vinculados a demonstração dos fluxos de caixa
Authors: Ribeiro, Elaine Cristina da Silva
Keywords: Demonstração do fluxo de caixa;Índices financeiros;Liquidez
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: RIBEIRO, Elaine Cristina da Silva. Análise da liquidez de uma empresa do setor de química e petroquímica por meio de indicadores vinculados a demonstração dos fluxos de caixa. 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: O objetivo deste trabalho é verificar o comportamento da liquidez da empresa Braskem, empresa privada de capital aberto com ações negociadas na BM&FBOVESPA, atuante no Setor de Química e Petroquímica. O Estudo evolui através do cálculo dos indicadores financeiros vinculados a DFC e suas respectivas análises, em conformidade com os indicadores propostos por Braga e Marques (2001), utilizados por Santos, Morales dos Santos e Quintana (2009). Ademais, a pesquisa ainda aborda a correlação entre os indicadores calculados, mediante a utilização do coeficiente de correlação de Pearson. Foram analisadas as demonstrações contábeis da Braskem no período de 2009 a 2013, a fim de verificar o comportamento da sua liquidez. Em termos metodológicos a pesquisa se classifica, quanto aos objetivos como descritiva, quanto aos procedimentos como um estudo de caso, bibliográfica e documental, e quanto à abordagem do problema como quantitativa. Os resultados obtidos demonstram que o comportamento da liquidez não foi constante durante os anos de 2009 a 2013, devido a acontecimentos nos anos de 2011 e 2012, como por exemplo, o prejuízo apresentado pela empresa, em razão da desvalorização cambial, o que impactou negativamente o seu resultado financeiro. A análise da correlação dos indicadores com o coeficiente de Pearson apresentou, por exemplo, que o índice de cobertura de juros com caixa é o que mais fortemente se correlaciona com o indicador de retorno sobre o passivo e patrimônio líquido, tendo em vista que este se propõe a ver o potencial de recuperação de caixa diante dos investimentos realizados, similar a análise de cobertura de juros com caixa. Portanto, pode-se dizer que a Braskem possui um conjunto de indicadores econômico-financeiros que demonstram sua liquidez e solvência de forma satisfatória. Apresentam uma boa geração de caixa operacional, e que com esta gestão do seu caixa conseguem manter suas atividades normais, o que pode indicar uma boa gestão financeira das disponibilidades.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3733
Other Identifiers: 2010014561
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseDaLiquidez_Ribeiro_2014Ciências Contábeis597,9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons