Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3727
Title: Análise da qualidade do gasto na educação no ensino fundamental dos 10 municípios mais populosos do estado do Rio Grande do Norte
Authors: Cunha, Tiago Aragão Gomes da
Keywords: Custos dos serviços públicos;Educação;IDEB
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CUNHA, Thiago Aragão Gomes da. Análise da qualidade do gasto na educação no ensino fundamental dos 10 municípios mais populosos do estado do Rio Grande do Norte. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: Historicamente os investimentos públicos resultam em retornos inadequados que não condizem com a aplicação dos recursos, gerando gastos ineficientes e ineficazes, algo que vem mudando por meio do monitoramento do custo dos serviços públicos e da comparação destes com os resultados gerados. Esta pesquisa apresenta como objetivo principal analisar se os dez municípios mais populosos do estado do Rio Grande do Norte apresentaram qualidade na aplicação dos gastos em educação no ensino fundamental, no período de 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013, em relação aos recursos utilizados e aos resultados obtidos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para atingir o objetivo, foram utilizadas a pesquisa descritiva, bibliográfica, documental, quantitativa e qualitativa. Os dados foram extraídos dos sítios eletrônicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados revelaram que a quantidade de gasto público por aluno dos dez municípios mais populosos do Estado do Rio Grande do Norte tem relação direta com a qualidade do ensino mensurada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), uma vez que municípios que gastaram mais por aluno obtiveram resultados melhores no IDEB do que aqueles que gastaram menos, salvo algumas exceções.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3727
Other Identifiers: 2010015703
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseDaQualidade_Cunha_2014Ciências Contábeis574.85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons