Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3726
Title: Análise de indicadores das despesas de investimentos: ranking dos municípios norte-riograndenses no período de 2003 a 2012
Authors: Santos, Thayse Regina Medeiros dos
Keywords: Despesas de investimentos;Indicadores;Municípios
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Thayse Regina Medeiros dos. Análise de indicadores das despesas de investimentos: ranking dos municípios norte-riograndenses no período de 2003 a 2012. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: As despesas de investimentos, em regra, representam a capacidade produtiva de uma determinada região, elas são fundamentais para garantir o desenvolvimento sustentável da sociedade como um todo, além de garantir o fornecimento dos serviços básicos necessários à população. Os municípios surgem do instinto e da necessidade do homem pela sobrevivência. Assim, a gestão municipal é a que mais se aproxima das pessoas e a principal forma de atender os interesses de seu cidadão é gerir bem os recursos financeiros. A eficiência do gasto público se eleva à medida que, simultaneamente, há redução do desperdício dos recursos necessários na execução de determinado programa e os serviços prestados atendem ao objetivo para o qual foram criados. O objetivo geral da presente investigação consiste em identificar os municípios norte-riograndenses que mais realizaram despesas de investimentos em relação ao total das despesas de capital, com base na média aritmética e os possíveis fatores que influenciaram o comportamento de tais indicadores, no período de 2003 a 2012. A pesquisa se justifica pela importância da análise do desempenho orçamentário do ente público, mediante a utilização de indicadores, a fim de implantar medidas de gestão, buscando o desenvolvimento socioambiental, a economicidade e o equilíbrio das contas públicas, além de servir como instrumento de controle social. O uso de indicadores é uma metodologia empregada para analisar o desempenho de determinado setor, órgão ou empresa, pois viabiliza a compreensão dos dados, permitindo uniformidade aos valores com descrição simplificada. Dessa forma, os indicadores podem fornecer uma visão acerca da situação a qual se deseja analisar, mostrando os resultados auferidos, sendo necessário, sobretudo, levar em consideração o contexto em que as variáveis estão inseridas. A pesquisa classifica-se como descritiva, bibliográfica e documental. Além disso, foi utilizado o método indutivo com mensuração quantitativa. Os dados foram retirados do sítio eletrônico da Secretaria do Tesouro Nacional (FINBRA) e do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados revelaram que em tese, os governos municipais do estado do Rio Grande do Norte, ao longo de dez anos, destinaram mais recursos para as despesas de investimentos do que para as outras duas despesas de capital, beneficiando os contribuintes, sendo destaque os municípios de Itajá, Viçosa e Marcelino Vieira, que apresentaram índices considerados excelentes devido à utilização de 100% dos recursos de capital para as obras públicas no período de 2003 a 2012.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3726
Other Identifiers: 2010014820
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseDeIndicadores_Santos_2014.pdfCiências Contábeis1.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons