Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3723
Title: Percepção dos estudantes de Ciências Contábeis sobre o estudo acerca do tema “tomada de decisão”: um estudo nas IES privadas de Natal/RN
Authors: Lopes, Márcio Ricardo Oliveira dos Santos
Keywords: Controladoria;Transparência;Eficiência dos gastos públicos
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LOPES, Márcio Ricardo Oliveira dos Santos. Percepção dos estudantes de Ciências Contábeis sobre o estudo acerca do tema “tomada de decisão”: Um estudo nas IES privadas de Natal/RN. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: As decisões são escolhas que partem de um objetivo traçado, e essas ações são direcionadas para o alcance deste. A importância da tomada de decisão na vida de qualquer um é vital, pois muitas das decisões que são tomadas definem o caminho percorrido a níveis tanto pessoal, como profissional. O presente trabalho tem como objetivo estudar a percepção de estudantes de instituições privadas de Natal/RN sobre o ensino da tomada de decisão. A tomada de decisão exerce uma grande influência na vida acadêmica e profissional de graduandos de Ciências Contábeis. Procura-se analisar como é que se dá esse processo e os fatores que contribuem para tal. Na coleta de dados, o método de análise empregado foi o levantamento junto a graduandos de Ciências Contábeis, com o intuito de obter informações sobre o ensino da tomada de decisão nas salas de aula, e de que forma os docentes transmitem esse conhecimento. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada por meio de aplicação de questionários aos estudantes. O estudo revela que o ensino do processo decisório nas instituições privadas é imprescindível, pois a qualidade de gestão se encontra ligada ao valor que se dá à tomada de decisão, permitindo assim tomar decisões corretas no momento certo. Desta forma percebeu-se que os respondentes se mostraram bastante perceptivos quanto ao estudo e ensino da tomada de decisão nas instituições que frequentam, contribuindo assim de forma positiva para a pesquisa. Espera-se que este trabalho contribua para o desenvolvimento das Ciências Contábeis, sugerindo novos estudos que se proponham a investigar o ensino da tomada de decisão. Resta, por fim, sugerir caminhos para futuras pesquisas do tema abordado, na academia atrelado à sua relação com o ambiente organizacional.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3723
Other Identifiers: 2010081973
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PercepcaoDosEstudantes_Lopes_2014Ciências Contábeis785.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons